Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

Mensagem do Secretário Geral da ONU: “Igualdade para as mulheres é progresso para todos!”

O tema para o Dia Internacional da Mulher 2019 é tema “Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a mudança”. O secretário geral da ONU, Antônio Guterres, publicou uma mensagem
Dia Internacional da Mulher 2019Comemora-se em todo o mundo, nesta sexta-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, que este ano tem como tema “Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a mudança”.

Para a ocasião, o Secretário-geral da ONU, Antônio Guterres,publicou uma Mensagem, destacando a importância de alcançar a igualdade para as mulheres e meninas, não por ser apenas uma questão de justiça e de direitos humanos fundamentais, mas porque o progresso depende também disso.

Construção com inteligência

Os países, com mais igualdade de gênero, apresentam maior crescimento econômico. As empresas, com mais mulheres na liderança, têm uma melhor produtividade. Os acordos de paz, que incluem as mulheres, são mais duráveis. Parlamentos com mais mulheres promulgam mais legislação sobre questões sociais fundamentais, tais como saúde, educação, combate à discriminação e de apoio à criança.

As provas, diz o Secretário Geral da ONU, são claras: a igualdade para as mulheres significa progresso para todos. Esta verdade simples torna-se central na medida em que trabalhamos para acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Importantes conquistas foram feitas no acesso à educação primária para meninas e representação política das mulheres. Mas o progresso continua a ser demasiado lento e desigual.

Ainda muita discriminação

Uma criança que nasce hoje ainda deve enfrentar a desigualdade e a discriminação, não importa onde nasce e vive. Temos uma obrigação comum: garantir o seu direito de viver livre da violência, que afeta uma mulher em cada três no mundo; ser livre da discriminação, que a impede de participar na economia; ter igual importância nas decisões concernentes à sua vida; decidir se e quando ter filhos.

A mensagem de Antônio Guterres para este Dia Internacional da Mulher, enfim, é “respeitar os direitos humanos e a igualdade; isso não deve ser um sonho, mas um dever dos governos, das Nações Unidas e de todos os seres humanos”.

Quanto aos homens, Guterres dirige seu apelo a desempenharem seu papel. Todos nós temos benefício quando as mulheres e meninas – mães, irmãs, amigas e colegas – podem atingir o seu pleno potencial.

Trabalhemos juntos, conclui o Secretário Geral da ONU, pelos direitos das mulheres, autonomia e igualdade de gênero da mesma forma em que nos esforçamos para eliminar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. Igualdade para as mulheres é progresso para todos!