A Diocese de São Tomé e Príncipe realiza Formação para Clero

O Clero da Diocese de São Tomé e Príncipe vai participar de uma formação a partir do dia 25 do corrente Mês, proporcionado por Bispo o Dom José Manuel Imbamba

A partir do dia 21 do corrente mês, chega a Diocese de São Tomé e Príncipe a convite do Bispo Dom Manuel António Mendes dos Santos, o Magno Chanceler da Universidade Católica de Angola, o Arcebispo da Lunda Sul, Dom José Manuel Imbamba.

Dom José Manuel Imbamba, fará uma semana em São Tomé e durante a estadia vai dirigir a formação ao Clero em missão nesta Diocese.

A formação terá a duração de 3 dias, cujo os temas será em torno da realidade dos sacerdotes em São Tomé e Príncipe.

Os temas, segundo Dom Manuel António Mendes dos Santos, são: O ser sacerdote hoje, os desafios do mundo e as respostas que os sacerdotes são chamados a dar, mais concretamente em São Tomé e Príncipe tendo em conta as características desta sociedade; e também como ser sacerdote em São Tomé e Príncipe, a vivência da consagração sacerdotal: na pobreza, castidade e obediência, a auto-sustentabilidade dos sacerdotes nesta diocese, tendo em conta a difícil realidade que vivemos como País. Pensar no centro da vida do sacerdote que é a Eucaristia e ao mesmo tempo como é que um sacerdote pode levar esta Eucaristia ao povo de Deus; como o sacerdote pode fazer com que a Eucaristia seja o centro da sua vida e centro da vida dos cristãos.

De salientar que a reflexão destes temas servirá como preparação para o congresso do Clero que se vai realizar em Angola no próximo mês de agosto, o qual convite é extensivo a Diocese de São Tomé e Príncipe, como membro da CEAST.