D. Petar Rajic despede-se de São Tomé e Príncipe

"Encorajo-vos a permanecer fortes e a não temer! Não importa quais dificuldades possais encontrar em vossa vidas, o Senhor nosso Deus está constantemente presente, pois ele vem para salvar-nos", disse D. Petar Rajic na Catedral de São Tomé e Príncipe.

Permaneças fiel a Deus e a Igreja Católica! Deem todo o vosso apoio e cooperação ao vosso bispo e a todo o clero e as comunidades religiosas.

O Núncio Apostólico, D. Petar Rajic, que servir por quatro anos no serviço diplomático junto à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), esteve dos das 4 a 6 de julho em São Tomé, ocasião em que se encontrou com o Bispo Diocesano, com o Presidente da República e o Primeiro Ministro, bem como com demais autoridades eclesiásticas e civis. Segundo D. Petar Rajic, que agora assumirá a missão diplomática na Lituânia, essa visita de despedida trata não somente de um encontro protocolar, mas também de cortesia.

Na Eucaristia em Ação de Graças, celebrada da Sé Catedral e que foi concelebrada pelo Bispo Diocesano, D. Manuel António, e pelos sacerdotes da Diocese, D. Petar ressaltou que sempre lembrará com carinho das muitas e variadas experiências de fé que testemunhou ao longo destes quatro anos em São Tomé e Príncipe e em Angola. D. Petar Rajic dirigiu palavras de reconhecimento e encorajamento a todos os santomenses: “Encorajo-vos a permanecer fortes e a não temer! Não importa quais dificuldades possais encontrar em vossa vidas, o Senhor nosso Deus está constantemente presente, pois ele vem para salvar-nos. Permaneças fiel a Deus e a Igreja Católica! Deem todo o vosso apoio e cooperação ao vosso bispo e a todo o clero e as comunidades religiosas”. E terminou a sua homilia de despedida com as palavras do Papa S. João Paulo II, aquando da sua despedida no aeroporto de São Tomé no dia 6 de julho de 1992: “Chegou a hora de vos deixar, mas asseguro-vos que o vosso país e todo o seu povo permanecerão sempre indelevelmente gravados no meu coração e no espírito. Certificando-vos da minha oração, confio-vos assim como às vossas famílias, à «bondade de Deus e ao Seu amor!». Abençoe Ele todo o povo de São Tomé e Príncipe”.

D. Petar Rajic nasceu em Toronto, Canadá, a 12 de junho de 1959, foi ordenado sacerdote no dia 29 de Junho de 1987 e  incardinado na Diocese de Trebinje-Mrkan, atualmente em Bósnia-Herzegovina. Iniciou o serviço diplomático da Santa Sé no dia 1 de julho de 1993, desempenhando a sua atividade sucessivamente, nas seguintes representações pontifícias: Irão, Lituânia e na Secretaria de Estado da Santa Sé, no Vaticano.