Nota da CEAST – Falecimento de D. Óscar Braga

Comunicado da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) pela morte de D. Óscar Braga, Bispo Emérito de Benguela.

COMUNICADO DA CEAST PELA MORTE DE D. ÓSCAR BRAGA,

BISPO EMÉRITO DE BENGUELA

. . . agora deixo o mundo e regresso para o Pai! ” (Jo 16,28)

A CONFERÊNCIA EPISCOPAL DE ANGOLA E SÃO TOME – CEAST, vem por este meio dar a conhecer a todos quantos, de perto ou de longe, conviveram ou conheceram Sua Excelência Reverendíssima Sr. Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga que, hoje dia 26 de Maio, pelas 18’00 horas, partiu para a Casa do Pai, em Benguela, vítima de um ataque cárdio-respiratório.

Quem foi Dom Óscar Braga? Dispensa apresentação na Igreja e na Sociedade Angolana. Nasceu em Malanje aos 30 de Setembro de 1931. Fez os estudos primários e o curso dos liceus na terra natal.

Em seguida foi para Portugal onde concluiu o curso de regente agrícola. Voltando a Angola, estava já a trabalhar na sua profissão, quando decidiu entrar no Seminário, a fim de se preparar para o sacerdócio. Frequentou o Seminário Patriarcal dos Olivais em Lisboa, durante seis anos e ali fez os estudos de Filosofia e de Teologia.

Ordenado sacerdote em Malanje aos 29 de Julho de 1964, foi nomeado secretário do seu prelado e encarregado da assistência religiosa a vários organismos diocesanos.

Era Chanceler e vigário geral da diocese de Malanje quando, em 20 de Novembro de 1974, foi nomeado bispo de Benguela, Diocese que naquela altura se encontrava vaga havia mais de um ano pelo falecimento de D. Armando Amaral dos Santos. Ordenado bispo na Sé de Malanje no dia 02 de Fevereiro de 1975, tomou posse da Diocese na Catedral de Benguela uma semana depois.

Os seus feitos de pastor zeloso e dedicado, durante os seus 34 anos de pastoreio à frente da Diocese de Benguela, são incontáveis: desde a formação do clero local até à criação de obras sociais. No seio da Conferência Episcopal, foi sempre um irmão e amigo com quem se podia contar em todos os momentos.

Depois de uma longa e mais fecunda caminhada, Dom Óscar Braga regressa para a Casa do Pai, “de quem todo homem vem e para quem todo homem vai”. A sua morte é um retomar o caminho que O leva de volta à Pátria Celestial, à Casa do Pai, um caminho que O faz reentrar na família celestial.

Querido Dom Óscar, “saístes do Pai que vos ama infinitamente, viestes ao mundo, neste mundo, onde tanta gente vos conheceu e vos amou (e aqui está a homenagem, o reconhecimento e estima daqueles que amastes), a todos destes o melhor de vós; e agora deixais este mundo para regressardes ao Pai que vos espera de braços abertos, para vos recompensar e dar o prémio preparado: a vida eterna! Que as nossas orações vos ajudem, como peregrino para a Casa do Pai, a atravessar com serenidade esta ponte, que é a morte! Amém”.

Dado em Luanda, aos 26 dias do mês de Maio do ano de 2020.

+ D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias

Arcebispo de Luanda e Presidente da CEAST