Rezemos pelas vítimas do naufrágio do navio de transporte de passageiros e carga que fazia ligação entre São Tomé e a Ilha do Príncipe. O naufrágio que aconteceu na madrugada desta quinta-feira, próximo da Ilha do Príncipe, já fez sete mortos, cinquenta e cinco pessoas foram resgatadas com vida e outras dez pessoas permanecem desaparecidas.
Segundo José Cassandra, Presidente do Governo Regional do Príncipe, «não é a primeira vez. Nós vamos tendo isso recorrentemente e sem olharmos para a responsabilização disto. Temos que responsabilizar os infratores, não podemos continuar nisso».
A dor e o pânico marcam os rostos de quem já perdeu a conta das vezes que o povo do Príncipe chora sobre o pontão da ilha, pela morte dos seus ente-queridos, na travessia do mar que liga as duas ilhas.
Este é terceiro acidente marítimo grave na ligação entre as duas ilhas. Há cerca de dois anos, o navio Ferro-Ferro desapareceu com pelo menos doze passageiros e tripulantes, não se sabendo até hoje exatamente o que aconteceu.
Há cerca de dois meses, uma outra embarcação ficou à deriva no alto mar durante perto de cinco horas, por falta de combustível, com mais de cinquenta passageiros a bordo.
Fotos: Lusa