Novo Núncio Apostólico é ordenado em Roma

A Ordenação Episcopal de Mons. Giovanni Gaspari aconteceu no último dia 17 de Setembro, Memória Litúrgica de Santo Inácio de Antoquia, na Basílica de São Pedro. A Sagração Episcopal foi presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado.

…serão ainda mais úteis a vossa devoção fervorosa e a intensidade do diálogo quotidiano de amor com o Senhor, na Eucaristia e na oração.

Nomeado a 21 de Setembro pelo Papa Francisco como Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, e elevado à dignidade de Arcebispo, com a atribuição da Sede Titular de Alba Marittima, Dom Giovanni Gaspari recebeu a Ordenação Episcopal na Basilica de São Pedro, na manhã dia 17 de Outubro. Na homilia, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, quis sublinhar em primeiro lugar que tipo de autoridade Jesus pede aos seus discípulos, ensinando-os a “servir gentilmente” segundo o “estilo divino” e a fazê-lo diariamente.

No dia da memória litúrgica de Santo Inácio de Antioquia – “bispo que amou o Senhor e a Igreja com maior testemunha através martírio” porque “as palavras do Senhor entraram profundamente em sua alma” – o Cardeal Parolin apontou para o um antigo prelado como modelo do novo bispo, chamado a «testemunhar e a viver» a fé, configurando-se a Cristo no serviço do rebanho «a ele confiado».

Fazendo memória história, do legado e das tarefas de D. Giovanni Gaspari, o Secretário de Estado recordou o seu papel de Núncio, empenhando-se em promover a paz, o diálogo e a compreensão entre as nações, tarefa que será mais eficaz e luminosa se sustentada pela oração e baseada em um estilo de vida sóbrio, manso e humilde, que sabe atrair a “vida fecunda do Evangelho”.

«Caro Monsenhor Giovanni – foram as palavras do Cardeal Parolin – há muito que se preparou para esta missão que o Santo Padre lhe confiou», durante «este tempo, teve a oportunidade de conhecer e tratar de muitos assuntos debatidos na Igreja e no mundo. Todas as experiências e estudos realizados serão úteis para o vosso trabalho, mas serão ainda mais úteis a vossa devoção fervorosa e a intensidade do diálogo quotidiano de amor com o Senhor, na Eucaristia e na oração ”.