Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

26ª Semana – Sábado – T.C.

6CA05B34-ACF1-438B-B087-438DBD24AEBD

SANTOS ANJOS DA GUARDA

Mt 18,1-5.10

os seus Anjos vêem continuamente o rosto de meu Pai que está nos Céus

 

Hoje a Igreja celebra os Anjos da guarda. Estes são almas preciosas criadas por Deus, a quem foi confiada a missão de nos levar para casa.  Jesus diz: “vêem continuamente o rosto de meu Pai que está nos Céus”.

Remover os anjos da Bíblia, como experimentou alguém, motivado pela fúria do realismo científico, significa rasgar um quinto das suas páginas.

Existem os arcanjos que são os dos grandes anúncios, das batalhas ferozes e das longas viagens, e os anjos, os da vida cotidiana, que agem como “navegadores” ou guias presentes nas nossas vidas para nos auxiliar, guardar e proteger.

Por isso, todos nós somos confiados ao cuidado amoroso de um anjo que, assim, compensa uma espécie de miopia do espírito que nos impede de ver coisas distantes.

A presença de anjos fala de um mundo imensamente mais vasto do que pensamos, e para nós, pessoas de horizontes baixos, eles são estrelas de orientação.

Os anjos conduzem nossos passos ao conhecimento de Deus;  são verdadeiros “amigos do espírito” que, no respeito pela nossa liberdade, nos aconselham e nos encorajam.

Como já experimentou o povo de Israel, a todos é pedido que respeitem a presença do anjo, que o escutem, não se rebelem contra ele (Ex 23,20).

Muitas vezes, nem mesmo sabemos da existência do anjo ou o usamos como se fosse um amuleto.  E se reiniciarmos diálogo com eles perguntando-lhes os seus nomes?

Diz São Bernardo, abade num dos seus Sermões: “irmãos, amemos no Senhor os seus Anjos como futuros herdeiros connosco e agora advogados e protectores que o Pai designou e colocou ao nosso lado”.

Por isso, façamos nossa esta oração: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso e guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde governe, ilumine.” Amém

Boa meditação e bom fim da Semana, caríssimos. JB