Celebrações do Tríduo Pascal na Sé Catedral

O Solene Tríduo Pascal foi celebrado na Catedral da Sé pelo Bispo Diocesano, D. Manuel António Mendes dos Santos. Comemorando a Instituição do Sacerdócio, na Quarta-feira Santa o senhor Bispo fez-se acompanhar de todo o clero da Diocese e, com este, como presbitério participante do seu pleno Sacerdócio, concelebrou a Eucaristia. Durante esta celebração consagrou o óleo do Crisma e benzeu os Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, que foram levados pelos presbíteros para as suas respetivas paróquias.

Na Quinta-feira Santa, o senhor Bispo presidiu a Missa da Ceia do Senhor, uma celebração dominada pelo sentimento do amor de Cristo que, na véspera da sua Paixão, enquanto ceava com os seus apóstolos, instituiu o Sacramento da Eucaristia, como memorial da Sua Morte e Ressurreição a celebrar, tornando-o sempre atual, no decurso dos tempos. Na oportunidade, o Bispo presidiu ao expressivo rito do Lava-pés.

Na Sexta-feira Santa, na mesma hora em que Cristo expirou, os fiéis celebraram o mistério da sua Morte redentora. Neste dia não se celebra a Eucaristia, mas sim uma comemoração direta que compreende a Liturgia da Palavra, a Oração Universal, a Adoração da Cruz e a Comunhão Eucarística.

No Sábado Santo, após o silêncio e o recolhimento junto ao sepulcro do Senhor, foi celebrada a grande Vigília Pascal, uma solene e rica celebração em que comemoramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. A celebração é composta por quatro partes: a Liturgia da Luz, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística. Assim, com o Domingo da Ressurreição, a Igreja celebra com especial solenidade a Eucaristia, memorial deste Mistério tão profundo.