Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

Família

A Família

e as Virtudes Sociais

A Família é a base segura, o substrato que faz viver a Sociedade.

Ela tem em si a própria fonte de vida e perpassa todos os tempos e lugares históricos. No entanto, essa vida não é imortal, porque precisa ser alimentada. Alimenta-se da sua própria produção que é a Sociedade.

Por isso, vamos neste post tentar reflectir sobre as virtudes familiares e em como ela pode ser o “paracetamol” para a sociedade são-tomense no actual contexto, se reconhecermos esse valor e dedicarmos mais cuidados a relação .

A Família, afirma Pierpaolo Donati,

é uma relação social cuja identidade se baseia em quatro dimensões: uma intencionalidade (gerar), um meio (a sexualidade do casal), uma ordem (a reciprocidade) e um valor moral (o dom).

É esta a essência que dá a família a sua identidade social, que a confere uma característica especial e insubstituível, merecedora das melhores e bem elaboradas políticas sociais, que não têm em conta simplesmente os indivíduos, mas a relação, a interacção  e o bem-estar social.

Como entender a família? Como cuidar da família? Quais são as virtudes pessoais e quais são as sociais? Porque devemos promover a família na sociedade? Estas são algumas das questões que procuraremos partilhar ao longo desta caminhada.