A Família
e as Virtudes Sociais
A Família é a base segura, o substrato que faz viver a Sociedade.
Ela tem em si a própria fonte de vida e perpassa todos os tempos e lugares históricos. No entanto, essa vida não é imortal, porque precisa ser alimentada. Alimenta-se da sua própria produção que é a Sociedade.
Por isso, vamos neste post tentar reflectir sobre as virtudes familiares e em como ela pode ser o “paracetamol” para a sociedade são-tomense no actual contexto, se reconhecermos esse valor e dedicarmos mais cuidados a relação .
A Família, afirma Pierpaolo Donati,
é uma relação social cuja identidade se baseia em quatro dimensões: uma intencionalidade (gerar), um meio (a sexualidade do casal), uma ordem (a reciprocidade) e um valor moral (o dom).
É esta a essência que dá a família a sua identidade social, que a confere uma característica especial e insubstituível, merecedora das melhores e bem elaboradas políticas sociais, que não têm em conta simplesmente os indivíduos, mas a relação, a interacção e o bem-estar social.
Como entender a família? Como cuidar da família? Quais são as virtudes pessoais e quais são as sociais? Porque devemos promover a família na sociedade? Estas são algumas das questões que procuraremos partilhar ao longo desta caminhada.