Faleceu Pe. Manuel Pereira Cristóvão

O Pe. Manuel Pereira Cristóvão, Pároco da Paróquia de Santa, completou hoje a sua Páscoa!

Na manhã desta sexta-feira, dia 3 de Janeiro, em um convívio com os Missionários da nossa Diocese, na Praia das Conchas, Pe. Manuel sentiu-se mal e veio a óbito. Pe. Manuel Cristóvão deixa um forte legado na nossa Diocese, de modo especial na Paróquia de Santana, à qual serviu por mais de 13 anos. O nosso sentimento é o de profunda gratidão a Deus pelo dom da vida e a fecundidade do Ministério Sacerdotal do nosso Pe. Manuel.
Eis, abaixo, o testemunho publicado pelo nosso Bispo Diocesano, D. Manuel dos Santos, sobre o Pe. Manuel Cristóvão:

Conheci o Pe. Manuel Cristóvão quando cheguei a São Tomé para assumir a tarefa de pastorear esta Igreja. Ele tinha chegado um ano antes, ainda com D. Abílio Ribas. Entreguei-lhe a paróquia de Santana, até então entregue aos cuidados pastorais das Irmãs Canossianas. Dedicou-se, de alma e coração, àquela gente. Continuou o projecto da Ir. Rosa do Lar Betânia, alargou o apoio a rapazes, assumiu o +prato quente diário de uma cinquentena de idosos, ajudou vários jovens a formarem-se… Além disso, plantou lugares de culto em várias comunidades: Algés, Guégue, Anselmo Andrade, Mendes da Silva… Adquiriu o espaço e fez o restauro do Salão Polivalente de Uba-Budo, restaurou igualmente a Capela do lugar. A catequese deve-lhe a elaboração de catecismos, programas de formação de catequistas, o Dia do Catequista… Resumindo, deu-se até ao fim.
Deus o acolha nos seus braços e ele continue a rezar por esta Diocese e pelo povo que ele amou.”

Que Pe. Manuel Cristóvão repouse na Paz do Senhor!

______________

PROGRAMA OFICIAL das  Exéquias do Pe. Manuel Cristóvão:

Dia 4 – Às 14h, Chegada do féretro e Santa Missa de corpo presente na Paróquia de Santana, presidida pelo nosso Bispo, D. Manuel António dos Santos | Vigília durante toda a noite organizada pelos vários movimentos e pastorais da Paróquia.
Dia 5 – Às 11h, Santa Missa na Igreja Paroquial de Santana | Momentos de Oração e Homenagens.
Dia 6 – Às 6h30, Santa Missa e despedida da Paróquia de Santana.
De seguida, o féretro seguirá para a Catedral de N. S. da Graça onde será celebrada, pelas 9 horas, a Santa Missa Exequial, presidida pelo nosso Bispo Diocesano.
Após a Santa Missa e Encomendação, o féretro seguirá para o Aeroporto de São Tomé com destino à Diocese de Coimbra (Portugal).