Colaboração Missionária entre as Dioceses de São Tomé e Príncipe e Aveiro

No seguimento ao Projeto de Colaboração Missionária entre a Diocese de Aveiro e a Diocese de São Tomé e Príncipe e, após a partida do Pároco de Oliveira do Bairro e Palhaça, Pe. Francisco Melo, para a Ilha de Príncipe, o Pe. Acácio Cruz Pires foi nomeado Colaborador Paroquial em Oliveira do Bairro, na presença do nosso Bispo Diocesano, D. Manuel António dos Santos.

«O missionário vive a coragem do Evangelho sem demasiados cálculos, às vezes indo inclusive além do bom senso comum, porque impulsionado pela confiança depositada exclusivamente em Jesus». (Papa Francisco)

Segundo o Decreto de Nomeação Diocesana, o Bispo de Aveiro, D. António Ramos Moiteiro, refere que “para concretizar alguns dos desafios que nos foram lançados ao longo do Ano Missionário, as Dioceses de Aveiro e de S. Tomé e Príncipe, na pessoa dos seus Bispos, iniciaram um trabalho de colaboração no qual o sacerdote diocesano Pe. Francisco José Rodrigues de Melo foi enviado para a ilha do Príncipe e o Pe. Acácio da Cruz Pires, do presbitério de São Tomé e Príncipe, vem para ser uma presença missionária nas nossas comunidades cristãs.”

O Pe. Francisco Melo já se encontra em terras são-tomenses desde o último dia 31 de dezembro de 2019 onde, em no dia 4 de Janeiro de 2020 assumiu a Paróquia de N. S. da Conceição, no Príncipe, como Administrador Paroquial.

Ao Pe. Francisco Melo e ao Pe. Acácio Pires desejamos um fecundo trabalho nesta nova missão que lhes são confiadas.

A eles, a nossa gratidão pela disponibilidade e as nossas orações para que ambos sejam a imagem de Cristo Bom Pastor nas Comunidades que agora lhes são confiadas.