CELEBRAÇÃO DO DIA DA VIDA CONSAGRADA

"Neste dia, quero agradecer o dom que cada um de vos. Obrigado pela vossa entrega, pela vossa disponibilidade, pelo vosso serviço. Vivei felizes, mostrando ao mundo que a autentica felicidade esta em vivermos para Deus e para os irmãos. Quando nos damos aos outros é quando encontramos o verdadeiro tesouro. Deus vos abençoe!". Essa foi a mensagem deixada pelo nosso Bispo Diocesano para a celebração do XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada.
“Neste dia, quero agradecer o dom que cada um de vos.
Obrigado pela vossa entrega, pela vossa disponibilidade, pelo vosso serviço.”
(D. Manuel António dos Santos, cmf)
No Domingo da Solenidade da Apresentação do Senhor, 2 de Fevereiro, os religiosos e religiosas da Diocese de São Tomé e Príncipe participaram da Santa Missa das 17h30 na Igreja da Sé, para celebrarem o XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Francisco de Assis Brito, Missionário Claretiano e concelebrada pelos Freis Gilson Oliveira e Ademário Delgado, ambos Padre Capuchinhos. Também marcou presença Pe. Luiz Pessoa e o Diácono Rafael Ferreiro, Diocesanos.
A animação da Celebração ficou por conta do Coral S. João Paulo II, com a regência da Irmã Catarina Batista, da Congregação das Filhas da Caridade Canossianas. Os religiosos e religiosas proclamaram as leituras e, no momento da homilia, um representante de cada Instituto de Vida Consagrada apresentou o seu respectivo carisma e obra social e pastoral desenvolvida em nossa Diocese.
Após a Profissão de Fé, os religiosos e religiosas renovaram a sua Consagração sob os princípios evangélicos da pobreza, castidade e obediência. No ofertório, as religiosas apresentaram uma vela, pão e o vinho, um ramo de flores, folha de palmeira, como símbolos emblemáticos da Consagração da vida religiosa.
Ao final da Santa Missa, o Pe. Francisco Brito fez recordação da mensagem do nosso Bispo Diocesano, D. Manuel António dos Santos, para todos os Consagrados que diz: «Celebramos hoje o Dia do Consagrado. Neste dia, recordando a Apresentação de Jesus ao Pai, no Templo de Jerusalém, cada um de nos é convidado a reflectir na sua própria apresentação-oferta ao Senhor. A vida de cada um de nos é um dom de Deus. Por isso, viver significa oferecermo-nos, como dom que somos, ao serviço de Deus e dos irmãos, à semelhança de Cristo Jesus, que fez da sua vida um dom oferecido aos homens, no cumprimento da vontade do Pai. Neste dia, quero agradecer o dom que cada um de vos. Obrigado pela vossa entrega, pela vossa disponibilidade, pelo vosso serviço. Vivei felizes, mostrando ao mundo que a autentica felicidade esta em vivermos para Deus e para os irmãos. Quando nos damos aos outros é quando encontramos o verdadeiro tesouro. Deus vos abençoe!»