I Assembleia anual da CEAST no Santuário de N. S. da Conceição da Muxima em Angola

A I Assembleia anual que teve início no último dia 3, decorre até ao próximo dia 9 de março no Santuário da Muxima, Diocese de Viana / Luanda. Dentre os vários assuntos que estão a ser analisados ressaltaram-se a implementação para os próximos tempos da Semana Nacional de Solidariedade, a criação de novas Dioceses, de um novo Seminário de Teologia num triénio pastoral 2021/23 dedicado à criança.

A I Assembleia anual que teve início no último dia 3, decorre até ao próximo dia 9 de março no Santuário da Muxima, Diocese de Viana/Luanda, com a presença do nosso Bispo Diocesano, D. Manuel António dos Santos.

Expressão de comunhão, conversão e partilha

A Semana Nacional de Solidariedade, cuja sua periodicidade será definida nesta plenária, visa igualmente dar mais robustez em meios espirituais, materiais e recursos humanos ao imperativo cristão de solidariedade. Segundo o Presidente da CEAST, D. Filomeno do Nascimento Dias, “esta campanha pretende ser expressão de comunhão, conversão e partilha com o propósito de construir uma verdadeira fraternidade pela vida fecundada pelo evangelho”.

A criação de novas circunscrições outro desafio em análise

A CEAST conta atualmente com 20 dioceses, a criação de novas circunscrições é um desafio que vai merecer análise dos bispos nesta Plenária. Para D. Filomeno Dias esta é uma necessidade sentida em função da extensão territorial do país, crescimento demográfico que se tem assistido nos últimos tempos e pelos atuais desafios pastorais. “Será necessário ajustar o espaço de algumas dioceses de modo que a circunscrição resultante tenha uma expressão territorial, uma consistência demográfica, um clero e pessoas idóneas para que possam sustentar uma organização diocesana e desenvolver uma atividade pastoral eficaz, credível e unitária”, realçou o Presidente da Conferência Episcopal.

Crianças no centro da pastoral dos próximos três anos

Depois do Triénio dedicado à “Juventude e a fé testemunhada” que encerra em novembro deste ano, “a criança” estará no centro do próximo Triénio Pastoral. No primeiro ano do novo triénio, isto em 2021, o tema será “As crianças afirmação da vida”, no segundo ano “A educação da fé das crianças” e no terceiro ano do novo Triénio “A integração das crianças na Igreja e na sociedade”.

O porta-voz da Conferência Episcopal, D. Belmiro Chissengueti, fez saber que os bispos analisaram igualmente os estatutos de vários grupos e movimentos apostólicos que aguardam por aprovação no sentido de os tornar mais funcionais e adaptados ao contexto nacional.

Um novo Seminário de Teologia para atender à demanda

Entre outros aspetos foram analisados também o arranque do novo ano letivo nos Seminários, de acordo com o porta-voz da CEAST, os Seminários enfrentam inúmeras dificuldades e atualmente se regista um número elevado de candidatos ao sacerdócio facto que está a suscitar a necessidade de se construir mais um Seminário de Teologia para atender a demanda.

Segundo D. Belmiro Chissengueti  “em 2019 mil e duzentos e dezoito (1218) seminaristas frequentaram o curso propedêutico, 932 o da filosofia e 479 frequentaram o curso de teologia, estes números para o presente ano letivo provocaram uma grande sobrecarga e a capacidade de resposta foi desafiada a procurar novos meios para acolher a grande avalanche vocacional”. Razão esse em que o Prelado considerou o facto uma bênção divina e tudo está a ser feito no sentido de se construir mais um Seminário de Teologia.

A Assembleia dos Bispo da CEAST se estende até ao próximo 9 de março.