Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

Por que Itália? Os factores por trás de um desastre de coronavírus

Nenhuma das respostas, por si só, explica por que a nação de 60 milhões representa mais de um terço das quase 11.500 mortes oficialmente registadas no mundo forte de 7,7 biliões.

 

Dmitry ZAKS |

 

No sábado, a Itália registou 793 novas mortes por coronavírus, um recorde de um dia em que o número de vítimas chegou a 4.825 – 38,3% do total mundial. O número de infecções por COVID-19 aumentou 6.557 para 53.578, outro recorde. O número total de mortes nas regiões do norte da Lombardia em torno de Milão ultrapassou 3.000. É responsável por quase dois terços das fatalidades da Itália. A Itália registou 1.420 mortes desde sexta-feira, uma figura sombria que sugere que a pandemia está rompendo as várias medidas de contenção e distanciamento social do governo.

Por que Itália?

Muitas pessoas se perguntam por que o belo país mediterrâneo se tornou o novo epicentro da pandemia de coronavírus. Os especialistas listam uma série de razões – desde a relativamente alta idade da Itália ao seu sistema de saúde estressado até a má sorte antiquada – que resultam em um desastre que não é visto em gerações.

Nenhuma das respostas, por si só, explica por que a nação de 60 milhões representa mais de um terço das quase 11.500 mortes oficialmente registadas no mundo forte de 7,7 biliões. Mas outros países vão querer examinar cada um desses factores e resolvê-los através de várias medidas preventivas em seus lances para evitar se tornar a próxima Itália.

Um dos primeiros factores que quase todo mundo olha para os números aponta é a idade média dos italianos. Está alto. A idade média da população total foi de 45,4 no ano passado – maior do que em qualquer outro lugar da Europa. Também é sete anos mais alto que a idade média na China e um pouco acima da idade da Coreia do Sul.

Os números divulgados na sexta-feira mostraram a idade dos italianos que morreram no COVID-19 com uma média de 78,5. Quase 99 por cento deles também estavam sofrendo de pelo menos uma condição ou doença pré-existente.

A taxa de mortalidade da Itália entre os infectados pelo vírus é, portanto, 8,6% relativamente alta. “As mortes no COVID-19 estão afectando muito as faixas etárias mais velhas“, observou Jennifer Dowd, professora da Universidade de Oxford. “Os países com populações mais velhas precisarão tomar medidas de protecção mais agressivas para permanecer abaixo do limiar de casos críticos que superam as capacidades do sistema de saúde”, disse Dowd.

No entanto, a idade média do Japão de 47,3 anos o torna um país ainda mais antigo que a Itália – e possui apenas 35 mortes registadas oficialmente. Portanto, a idade não é claramente o único factor. Alguns cientistas pensam que realmente poderia ter sido quase qualquer outro país depois da China. “Acho que a pergunta ‘Por que a Itália?’ é a pergunta mais importante e tem uma resposta simples: não há razão alguma“, disse Yascha Mounk, da Universidade Johns Hopkins, à televisão canadense CBC. “A única coisa que diferencia a Itália é que os primeiros casos (transmitidos localmente) chegaram à Itália cerca de 10 dias antes de chegarem à Alemanha, Estados Unidos ou Canadá”.

Mais de 4.000 pessoas morreram na Itália no mês desde que um construtor de 78 anos da região de Lombardia, em Milão, se tornou a primeira fatalidade europeia conhecida do COVID-19. Países europeus como Espanha e França estão agora seguindo a trajectória da Itália e teoricamente poderiam ter tantas mortes e infecções em poucas semanas. “Se outros países não reagirem exactamente da maneira certa, eles se tornarão Itália“, disse Mounk.

A triste realidade aprendida no norte devastado da Itália é que as doenças começam a se espalhar muito mais rapidamente quando o sistema de saúde atinge seu ponto de saturação. Os médicos precisam começar a tomar decisões de vida e morte sobre quem ajudam primeiro – e por que – quando ficam sem equipamentos, como respiradores e até camas. “Às vezes é preciso pesar as chances de sucesso contra a condição do paciente“, disse à AFP o chefe da unidade de emergência do hospital de Brescia, Paolo Terragnoli. “Tentamos fazer o nosso melhor para todos, enquanto fazemos algo extra para aqueles que têm melhores chances”.

Pacientes idosos e frágeis que são rejeitados são extremamente contagiosos e – tragicamente, mas realisticamente – fadados a morrer. Um dos temores mais graves do governo italiano é que o vírus começará a se espalhar pelo sul da Itália, muito mais pobre e menos equipado.

O mundo subitamente percebeu que não possui kits de teste suficientes para rastrear o COVID-19. Nações como a Itália lidaram com esse problema testando apenas aqueles que já apresentavam sintomas como febre e tosse seca. A Coreia do Sul tinha os kits e os meios para realizar mais de 10.000 testes por dia. A Alemanha seguiu um modelo semelhante e sua taxa de mortalidade começou a cair assim que as infecções leves por COVID-19 começaram a ser contadas.

Isso explica parcialmente por que a taxa de mortalidade da Itália é tão alta e por que o COVID-19 foi contido mais rapidamente em alguns outros países. Michael Mina, professor da Universidade de Harvard, disse que 100.000 testes por dia “podem ser óptimos” para um país como os Estados Unidos.

Fonte: © 2020 AFP