Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

A dignidade do Trabalhador

Neste dia 1 de Maio elevemos uma prece especial a São José Operário para que abençoe e interceda por todos aqueles que têm emprego e rezar por aqueles que se encontram desempregados, desejosos de tão logo conseguirem uma recolocação no mercado de trabalho.

Juntamente com Maria, sua esposa, São José vele sobre todos os trabalhadores e obtenha a serenidade e a paz para as famílias e para toda a humanidade.

D. Orani João Tempesta | Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro

Neste momento difícil em que estamos passando em que muitas pessoas se encontram desempregadas, aqueles que tem o emprego garantido devem agradecer muito a Deus. É claro que não só neste momento, mas sempre devemos agradecer a Deus pelo nosso emprego. Qualquer emprego seja ele qual for feito com dignidade, respeito e amor as pessoas é um emprego digno. O trabalho dignifica o homem e com o suor do trabalho ele honra a Deus e tem o seu salário como fruto.

O Papa Emérito Bento XVI em 2011 já destacava que o trabalho nos aproxima de Deus, porque eu fazendo com amor aquilo que eu me propus estou mais perto de Deus. Ajudando o meu colega de trabalho com o serviço, sendo educado com as pessoas, responsável com as minhas obrigações, não cultivando o “mal” dentro do meu ambiente de trabalho, mas o “Bem” isso me aproxima de Deus. Estou de certa maneira fazendo a vontade dele, e “gentileza gera gentileza” e “amor gera amor”, o que eu colho eu também planto, aonde eu estiver.

Se eu quiser “crescer” dentro do meu ambiente de trabalho eu vou “crescer” praticando o bem, o amor e sendo leal comigo mesmo e com os colegas de serviço. E se acontecer uma promoção para eu crescer dentro do meu emprego, devo agir da mesma maneira como antes e não só porque subiu de cargo tratar os outros de maneira diferente.

Em toda empresa principalmente naquelas que em inspiração católica poderiam ter a imagem de São José, para que por meio dele que é o exemplo de trabalhador, possa interceder por todos que ali trabalham e possam servir de sinal e exemplo para quem ali está.

Neste dia 1 de Maio elevemos uma prece especial a São José operário para que abençoe e interceda por todos aqueles que tem emprego, para que possam se manter firmes em seus empregos levando o sustento digno para casa e rezar por aqueles que se encontram desempregados, desejosos de tão logo conseguirem uma recolocação no mercado de trabalho. Para que ao conseguir o emprego, possam ter este Santo como exemplo para as suas vidas de trabalho e doação.

Este ano a celebração de São José Operário será de maneira diferente, não poderemos ir fisicamente até a Igreja física enquanto templo, mas poderemos acompanhar as celebrações das Missas por meio da Internet, mídias sociais, TV e Rádio. De uma forma ou de outra estaremos unidos, uns rezando pelos outros, de suas casas, pedindo assim a manutenção dos empregos para quem está empregado e pedindo o emprego para quem se encontra desempregado. Neste momento de Pandemia em que estaremos em casa impossibilitados de ir à Igreja, peçamos com Fé a intercessão de São José para a nossa vida e de nossa família.

O Papa Bento XVI nos recordou que o trabalho ajuda a “sentirmo-nos mais perto de Deus e dos outros”, e lembrou que Jesus foi um operário, tendo passado grande parte de sua vida terrena em Nazaré, na marcenaria de José.

Ainda nesta perspectiva o Papa Bento XVI nos diz: “O trabalho deve ser entendido na perspectiva cristã, ao invés de ser visto apenas como um meio de ganho, ou de exploração, como em muitas partes do mundo, onde é ofendida a própria dignidade da pessoa. Em relação ao trabalho aos domingos, o Papa acenou para o risco de que o ritmo do consumo possa subtrair-nos o sentido da festividade e do Domingo como dia do Senhor e da comunidade.

Juntamente com Maria, sua esposa, São José vele sobre todos os trabalhadores e obtenha a serenidade e a paz para as famílias e para toda a humanidade. Fixando o seu olhar neste grande Santo, os cristãos aprendam a testemunhar, em todos os ambientes de trabalho, o amor de Cristo, fonte de solidariedade genuína e de paz estável.

O Papa Francisco ressalta a importância do trabalho: “Trabalho quer dizer dignidade, trabalho significa trazer o pão para casa, trabalho quer dizer amar!” (visita pastoral a Cagliari, 22 de setembro de 2013). “O do trabalho é o primeiro dom dos pais e das mães aos filhos e às filhas, é o primeiro patrimônio de uma sociedade. É o primeiro dote com o qual os ajudamos a levantar voo para a vida adulta.” (Discurso aos delegados da Confederação Italiana Sindical dos Trabalhadores, 28 de junho de 2017).

Aos empresários, o Sumo Pontífice pede uma atenção especial para a qualidade da vida laboral dos funcionários, que são o recurso mais precioso de uma empresa; em particular, para favorecer a harmonização entre trabalho e família: “Penso sobretudo nas trabalhadoras: o desafio é tutelar, ao mesmo tempo, quer o seu direito a um trabalho plenamente reconhecido quer a sua vocação à maternidade e à presença na família. Quantas vezes, quantas vezes ouvimos que uma mulher foi ter com o chefe para lhe dizer:  ‘Tenho que lhe comunicar que estou grávida’ — ‘A partir do fim de mês já não vais trabalhar’. A mulher deve ser preservada, ajudada neste duplo trabalho: o direito a trabalhar e o direito à maternidade.” (Discurso à União Cristã de Empresários Dirigentes, 31 de outubro de 2015).

Sem trabalho não há dignidade”, recorda o Papa Francisco, mas “nem todos os trabalhos são trabalhos dignos. Há trabalhos que humilham a dignidade das pessoas, os que nutrem as guerras com a construção de armas, que vendem o corpo para a prostituição e que exploram os menores.” O Papa Francisco denuncia de modo contundente também o trabalho precário: “É uma ferida aberta para muitos trabalhadores, que vivem no medo de perder o próprio trabalho. Precariedade total. Isso é imoral. Isso mata: mata a dignidade, mata a saúde, mata a família, mata a sociedade”. (Vídeo-mensagem para a Semana Social da Conferência Episcopal Italiana 26 de outubro de 2017).

O mundo do trabalho é uma prioridade humana: “Por conseguinte, é uma prioridade cristã, nossa, e inclusive uma prioridade do Papa. Porque se origina daquele primeiro mandamento que Deus deu a Adão: «Vai, faz crescer a terra, trabalha a terra, domina-a». Sempre houve uma amizade entre a Igreja e o trabalho, a partir de Jesus trabalhador. Onde houver um trabalhador ali estarão o interesse e o olhar de amor do Senhor e da Igreja. Penso que isto é claro.” (Visita pastoral a Génova, 27 de maio de 2017).

Creio que nestes tempos de pandemia do COVID-19, em que muitas pessoas estão passando dificuldades na manutenção de seu trabalho reitero meu clamor de pedir dignidade para os trabalhadores, igualdade na retribuição salarial entre homens e mulheres e respeito pelos direitos conquistados.

Portanto celebremos com alegria o dia de São José Operário, primeiramente agradecendo o trabalho digno que temos e o sustento que podemos levar para as nossas famílias e nos espelhar em São José que era muito dedicado ao seu trabalho. E aqueles que se encontram desempregados que logo consigam um emprego digno para poder levar o sustento para as vossas famílias.

E que possamos ver o emprego com um olhar Cristão, amando os nossos semelhantes, praticando o bem e guardando os domingos e dias de festas para o Senhor.

Por intercessão de São José Operário, que Deus nos conserve e abençoe.