Comunicado de Imprensa – Conferência Episcopal de Angola e São Tomé

Comunicado de Imprensa da II reunião do Conselho Permanente Alargado da Conferência Episcopal de Angola e São Tome – CEAST, no dia 20 de Maio de 2020, sob lema presidencial de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

CONFERÊNCIA EPISCOPAL DE ANGOLA E SÃO TOME – CEAST

CONSELHO PERMANENTE ALARGADO DOS BISPOS DA CEAST EM VÍDEO CONFERÊNCIA

Comunicado de Imprensa

Na manhã do dia 20 de Maio de 2020, em sistema de vídeo conferência, teve lugar a II reunião do Conselho Permanente Alargado da Conferência Episcopal de Angola e São Tome – CEAST, sob lema presidencial de Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, Presidente da CEAST, e contou com a participação de todos os Bispos desta Conferência.

1. Deliberações

Na sequência dos trabalhos, os Bispos aprovaram:

1.1. A Nota Pastoral em tempo de Covid-19.

1.2. As normas de cultos públicos no contexto da Covid-19, a serem aplicadas depois do estado de emergência.

1.3. O alargamento da vivência do triénio da Juventude até Novembro de 2021, sob o tema, “A Juventude e a fé testemunhada” e o consequente adiamento do início do triénio delicado à criança.

1.4. A Mudança do local da próxima Assembleia Plenária ordinária da CEAST, da Diocese de Malange para a Sede da CEAST.

2. Em relação aos Seminários, deve continuar a actividade formativa interna. Quanto ás aulas, deverão seguir as orientações do Ministério do Ensino Superior.

3. Quanto à vida pastoral, tendo em conta as normas do estado de emergência, observados os procedimentos de higienização e de biossegurança:

a) Podem reabrir os cartórios paroquiais para os atendimentos dos Fieis:

b) A disponibilidade dos sacerdotes para os sacramentos da reconciliação, da lição dos Enfermos e para direcção espiritual;

c) As paróquias devem organizar o serviço da caridade, prestando atenção ás franjas mais desfavorecidas da sociedade.

4. Agradecimentos

Os Bispos expressaram a sua gratidão à Irmã Maria dos Anjos pelos altos serviços prestados à sede da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, fazendo votos de que Deus continue a abençoar a sua missão.

20 de Maio de 2020

Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé