Faleceu D. Óscar Braga, Bispo Emérito de Benguela

Durante o seu episcopado, D. Óscar acolheu a preocupação da Diocese de São Tomé, com a inexistência de padres diocesanos. E, para além do envio missionários, até ao ano 2008 formou-se, na Diocese de Benguela,  três padres são-tomenses.
Dom Óscar à direita do nosso Bispo

Sua Excelência Reverendíssima Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, nasceu em Malanje aos 30 de Setembro de 1931. É filho de José António Fernandes Braga, natural de Monção (Minho), e de Aldina Lopes Fernandes Braga, natural de Moita (Sermache do Bonjardim).
Na Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Malanje, hoje Catedral da Diocese, recebeu os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, a 4 de Março de 1932, a Primeira Comunhão no dia 25 de Dezembro de 1941, Confirmação a 10 de Outubro de 1942.
Foi ordenado Presbítero no dia 26 de Julho de 1964 por D. Manuel Nunes Gabriel.
Dom Óscar Braga foi nomeado Bispo de Benguela no dia 20 de Novembro 1974 pelo Papa Paulo VI.
No dia 2 de Fevereiro de 1975 é ordenado Bispo por D. Manuel Nunes Gabriel, então Arcebispo de Luanda e Coordenantes o Bispo de Malanje D. Eduardo Muaca, e o Bispo Auxiliar de Luanda D. Zacarias Kamwenho.
Leva como divisa: ” Yakela Otchili – Vindikiya Essinga“.
Durante o seu episcopado, acolheu a preocupação da Diocese de São Tomé, com a inexistência de padres diocesanos. E, para além do envio missionários, até ao ano 2008 formou-se, na Diocese de Benguela,  três padres são-tomenses.
Unamo-mos aos nossos irmãos angolanos na oração pela alma do Dom Óscar.