Eleito novo Bispo para a Diocese de Caxito

O Santo Padre nomeou, na manhã desta segunda-feira, 15/06, o Pe. Maurício Agostinho Camuto, CSSp, como Bispo da Diocese de Caxito. Mons. Maurício exercia a função de Diretor da Emissora Católica de Rádio de Angola, a Rádio Ecclesia.

O Santo Padre nomeou na manhã desta segunda-feira, dia 15 de junho, o reverendo Pe. Maurício Agostinho Camuto como Bispo da Diocese de Caxito (Angola).

Padre Maurício Agostinho nasceu em 26 de dezembro de 1963, em Colungo Alto, Diocese de Ndalatando, Província de Kwanza Norte. Concluiu seus estudos teológicos em Brazzaville, República do Congo, e fez a sua Profissão Religiosa em 5 de setembro de 1987 na Congregação do Espírito Santo (Espiritanos). Foi ordenado sacerdote em 28 de julho de 1991.

Após a ordenação sacerdotal, realizou as seguintes funções: De 1991-1995 – fez experiência pastoral na Paróquia na Missão de Landana, Diocese de Cabinda, Angola; de 1995-1999: -foi Reitor do Seminário Propedêutico dos Padres Espiritanos, na Diocese de Malanje; de 1999-2000 – foi Reitor do Escolasticado dos Padres Espiritanos, nas Dioceses do Huambo e Benguela; de 2000-2003 – fez os estudos de Comunicação Social na Pontifícia Universidade Salesiana (Roma); de 2003-2006 – foi Coordenador da Comissão de Comunicação Social da Conferência Episcopal (CEAST); de 2006-2010: foi Diretor da Emissora Católica de Rádio – Rádio Ecclesia; de 2010-2016 – foi Superior Provincial dos Padres Espiritanos em Angola (2 mandatos); desde 2016 – é Diretor da Rádio Ecclesia.

Ao novo Bispo auguramos os votos de um fecundo pastoreio frente à Diocese de Caxito.