Ordenação Episcopal de D. Maurício Camuto

O novo Bispo já orienta o rebanho da Diocese de Caxito, em Angola. A Ordenação Episcopal e Tomada de Posse teve lugar no último dia 16 de agosto, em Celebração presidida pelo Presidente da CEAST, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

Eleito a 15 de junho de 2020 por sua Santidade Papa Francisco, D. Maurício Agostinho Camuto, foi no último domingo, 16 de agosto, Ordenado ao último grau da Ordem Presbiteral, na presença dos Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), sacerdotes, religiosos e fiéis em geral.

Coube ao Presidente da CEAST, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, a presidência da celebração que obedeceu a todas as medidas de biossegurança face à pandemia da Covid-19.

Na sua homilia, Dom Filomeno pediu ao novo Bispo da Diocese de Caxito que seja um fiel guardião dos mistérios de Cristo e das grandes tradições da Igreja Católica, que se dedique e se aproxime ao povo, clérigos, servos, doentes e de todos aqueles com corações magoados, assim como nunca se esquecer das suas origens, porque foi o escolhido do povo.

Dom Filomeno exortou aos fiéis presentes e aos que acompanhavam a celebração através dos meios de comunicação social, a serem mais solidários e cultivarem mais o amor ao próximo, pois Deus não faz distinção de pessoas.

Maurício Agostinho Camuto torna-se no segundo Bispo da Diocese de Caxito, sucedendo a D. António Francisco Jaca, chamado a orientar a diocese de Benguela. Escolheu como lema “Ama tudo o que Deus ama” e fez saber que chega para esta missão com o coração cheio de amor e pronto para servir, e pediu oração dos fiéis pelo seu novo ministério pastoral. O Bispo de Benguela, D. António Francisco Jaca, disse ainda de sentir-se feliz e sossegado por deixar a Diocese de Caxito em boas mãos.

Até à sua nomeação, D. Maurício Agostinho Camuto desempenhava a função de Director Geral da Emissora Católica de Angola (Rádio Ecclesia).

Por: Anastácio Sasembele (Luanda, Angola) – Adaptação