Catedral reabre após meses de restauro

A Catedral de N. S. da Garça acolheu, no último dia 30 de agosto, a cerimónia de reabertura, após meses um longo período de requalificação interior e exterior. A reforma no edifício da Sé foi feita tendo em conta a antiguidade da obra e sem apoios, contando apenas com as receitas arrecadadas através das ajudas dos fiéis.

A cerimónia de reabertura estava prevista para o mês de março em conjunto com a comemoração da Festa de Nossa Senhora das Graça, mas não foi possível por causa da atual situação sanitária da pandemia do COVID-19.

A reabertura solene foi realizada no domingo, dia 30 de agosto, em Eucaristia presida pelo Bispo Diocesano, D. Manuel António dos Santos.

O Prelado fez referência das partes que foram requalificadas, bem como a situação do presbitério onde foi levantado o espaço da celebração, sendo produzido um novo ambão de em mármore. Merece destaque o novo sistema de som, a iluminação, as pinturas, as fissuras nas paredes, os mosaicos, os bancos e uma placa comemorativa.

Para além da abertura solene o Bispo Diocesano administrou ainda o Sacramento do Crisma a dezenas de jovens da Paróquia da Sé.