Scroll Top
Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

Nomeado novo Núncio Apostólico para Angola e São Tomé

O Santo Padre, Papa Francisco, nomeou nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, o Monsenhor Giovanni Gaspari como o novo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe.

A notícia da nomeação do novo Núncio Apostólico de Angola e São Tomé e Príncipe, D. Giovanni Gaspari, Arcebispo titular de Alba Marittima, foi tornada pública nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, em Luanda, pelo encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica de Angola e São Tomé, Monsenhor Michele Tutalo, na presença do Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e Arcebispo de Luanda, D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias e dos Bispos das Dioceses de Viana e Caxito, respectivamente D. Emílio Sumbelelo e D. Maurício Camuto.

Em nome da representação Pontifícia, Monsenhor Michele Tutalo exprimiu profunda gratidão ao Senhor e ao Santo Padre, que envia seu representante para as comunidades cristãs e não só de Angola e São Tomé e Príncipe.         

D. Giovanni Gaspari, de 57 anos de idade, encontra-se atualmente no Vaticano, desempenhando o seu ministério na Secretaria de Estado da Santa Sé, Secção das Relações com os Estados.

A comunicação do novo Núncio de Angola e São Tomé surge depois de um ano e dois meses de vazio, ou seja, sem um seu representante oficial.

O Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, disse não ser comum a julgar pela demora, porém o também arcebispo de Luanda enalteceu essa nomeação e explicou a missão do Núncio nas relações com as Igrejas particulares e com os Estados.

D. Giovanni Gaspari nasceu aos 6 de junho de 1963 em Pescara, Itália e foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987 e incadinado na Arquidiocese de Pescara-Penne, Itália. É doutorado em Direito Canónico, depois de ser admitido na Pontifícia Academia Eclesiástica para a formação no serviço diplomático da Santa Sé.

D. Giovanni Gaspari entrou para o serviço diplomático da Santa Sé no dia 1 de julho de 2001, e serviu as Missões Diplomáticas Pontifícias no Irão, Albânia, México e Lituânia. É fluente nas línguas italiano, inglês e espanhol.

 

Por: Anastácio Sasembele – Vatican News