Cinco zonas pastorais para responder aos novos desafios pastorais

Na nossa Diocese de São Tomé e Príncipe  existem 14 paróquias. Para facilitar a organização do trabalho pastoral do Secretariado Diocesano da Juventude, Pe. Frei Gilson Oliveira sugeriu a subdivisão das paróquias em 5 Zonas Pastorais.

Na nossa Diocese de São Tomé e Príncipe  existem 14 paróquias, sendo 13 em São Tomé e uma  na Região Autónoma do Príncipe. Para facilitar a organização do trabalho pastoral do Secretariado Diocesano da Juventude o franciscano capuchinho, Pe. Frei Gilson Oliveira, responsável pela Comissão, sugeriu a subdivisão das paróquias em 5 zonas Pastorais.

A primeira zona pastoral abarcará as Paróquias de Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora de Guadalupe e Santo Amaro; a segunda zona pastoral abarcará as Paróquias de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Graça e Madre de Deus.

A terceira zona pastoral abarcará as paróquias da Santíssima Trindade, Nossa Senhora de Madalena e Nossa Senhora de Fátima; a quarta zona pastoral abarca Santa Ana, Santo Isidoro e Santa Cruz; e, finalmente, a quinta zona corresponde à Região Autónoma do Príncipe.

Segundo Frei Gilson Oliveira, “o objetivo e praticidade desta divisão foi a de facilitar os trabalhos, uma vez que sabemos não ser fácil todos meses reunir os jovens das paróquias da Diocese. Dividindo esses núcleos pastorais – conclui – pensamos que podemos chegar mais facilmente aos jovens.

Por: Melba de Ceita – Rádio Jubilar