Catequista precisa ser evangelizado para evangelizar

Pe. Fausto do Espírito Santo Matos, novo responsável pela Catequese na nossa Diocese, garantiu que os catequistas devem ser evangelizados para evangelizar e assegurou também que ninguém pode falar de Deus sem Deus.

Pe. Fausto do Espírito Santo Matos, novo responsável pela Catequese na nossa Diocese, numa entrevista concedida à Rádio Jubilar, garantiu que os catequistas em São Tomé e Príncipe devem ser evangelizados para evangelizar e assegurou também que ninguém pode falar de Deus sem Deus.

Pe Fausto fez a mesma declaração depois dos primeiros contactos que teve com os catequistas numa formação que teve início recentemente apenas para os catequistas da sua paróquia e os temas abordados serão uma experiência.

Segundo o sacerdote, “percebe-se que há uma lacuna na transmissão da Palavra principalmente na catequese. É importante que façamos um curso para os catequistas. Não um curso pontual, mas sim um curso a longo prazo, um sistematizado, para que os catequistas possam melhor aprofundar a Palavra de Deus”. Ainda segundo uma análise do sacerdote, “percebi que os catequistas precisam ser evangelizados para evangelizar. Ninguém pode falar de Deus sem Deus.

O novo responsável da Catequese é de opinião que deve haver mudanças  na forma como é dada a catequese em São Tomé e Príncipe: “a catequese desenvolvida em São Tomé está muito ligada aos sacramentos. Devemos, portanto, mudar esta linha porque catequese é um caminho que se faz com o encontro com Jesus Cristo. Os catequistas devem estar preparados para conduzir a criança ao encontro de Cristo”, conclui o sacerdote.

Por: Melba de Ceita – Rádio Jubilar