Morreu o Arcebispo de Malanje, D. Benedito Roberto

O Arcebispo Metropolitano de Malanje, D. Benedito Roberto, partiu para a Casa do Pai na madrugada desta segunda-feira, 09 de Novembro, no Hospital Regional de Malanje. O Prelado tinha 74 anos e era o responsável pela Comissão Episcopal para o Clero da CEAST.

O Arcebispo Metropolitano de Malanje, D. Benedito Roberto, partiu para a Casa do Pai na madrugada desta segunda-feira, 09 de Novembro, no Hospital Regional de Malanje, onde tinha sido internado de emergência, após sentir-se mal sua residência oficial. O Prelado tinha 74 anos e era o responsável pela Comissão Episcopal para o Clero da CEAST.

Em nota publicado, o nosso Bispo Diocesano, Dom Manuel António dos Santos, recorda o legado de D. Benedito Roberto:

A morte é sempre uma surpresa, e hoje não foi diferente. D. Benedito Roberto, Arcebispo de Malanje, partiu para o Pai. Era um homem bom, era um homem santo, um pastor que ensinava com a palavra e o exemplo de uma vida simples e entregue ao ideal de servir Aquele que é o Pastor de todos nós. Deus o acolha no seu seio.
D. Benedito, continue a ser pastor destas nossas Igrejas, rezando por nós ao Senhor da messe com quem já vive para sempre.
Até um dia destes, D. Benedito.”

Com 25 anos de Episcopado e 40 de Sacerdócio, D. Benedito iniciou os seus estudos na Missão Católica de Chiengue, em 1967 foi admitido no Noviciado da Congregação do Espírito Santo em Braga, Portugal, realizando seus estudos secundários. Entre 1977 e 1981, graduou-se em filosofia e teologia no Seminário Maior de Cristo Rei de Huambo. Foi ordenado presbítero em 18 de Outubro de 1981.

No dia 30 de Dezembro de 1995 foi nomeado Bispo de Novo Redondo, recebendo a Sagração Episcopal em 25 de Fevereiro de 1996, pelo Arcebispo Félix del Blanco Prieto, Núncio Apostólico em Angola, coadjuvado por D. Zacarias Kamwenho, Arcebispo-Boadjutor de Lubango e por D. Abílio Rodas de Sousa Ribas, C.S.Sp., Bispo de São Tomé e Príncipe.

O Papa Bento XVI o elevou como novo Arcebispo de Malanje em 19 de Maio de 2012. Deu entrada na Sé em 21 de Agosto, com uma missa assistida pelo Núncio Apostólico, Dom Novatus Rugambwa, de quem recebeu o Pálio na solenidade e pelo Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.

Dom Benedito, na Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé, até ao momento da sua morte era o Presidente da Comissão Episcopal da para o clero.

À Arquidiocese de Malanje, a nossa solidariedade e estima.