Jovens de Angola e São Tomé exortados a dar mais espaço a Cristo

Jovens de Angola e São Tomé foram exortados a dar mais espaço a Cristo Jesus, na Solenidade de Cristo Rei, patrono da juventude católica da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a Festa do Dia Nacional da Juventude Católica de Angola e São Tomé foi feita por paróquias, e nas celebrações diocesanas, cada comunidade paroquial enviou um a dois representantes, na celebração solene que teve lugar, no domingo 22 de Novembro.

O Presidente da CEAST e Arcebispo de Luanda, celebrou a solenidade de Cristo Rei do Universo, na Paróquia de Santo António, na ocasião encorajou os jovens a serem testemunhas vivas de Jesus em toda a existência humana. ELE vive e quer estar vivo em vós queridos jovens”, disse Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

E na Diocese de Benguela, a missa central e solene foi celebrada na Catedral. O Bispo da Diocese, Dom António Francisco Jaca, convidou os jovens a uma maior atenção à pastoral catequética, exortando a juventude a entregarem-se para o serviço da catequese.

A abstenção ao vício do álcool, da prostituição e de outras práticas que separam o jovem de Cristo, foram outras chamadas de atenção do Bispo de Benguela, na missa que juntou os jovens da Diocese, na Festa de Cristo, o Rei do Universo.

E o Bispo da Diocese do Sumbe encorajou o empenho de jovens com iniciativas que visam desenvolver a comunidade e comprometidos com o bem comum. Dom Luzizila Kiala deixou igualmente uma mensagem de esperança aos jovens que passam por várias dificuldades de vida.

Inicialmente prevista para Maio deste ano e depois para o dia da festa de Cristo Rei, a 22 de Novembro, a Jornada Diocesana da Juventude, em São Tomé e Príncipe, foi anulada. Em causa estão os limites impostos pela COVID-19 que, não tendo melhorado, voltaram a levar a um novo adiamento, desta feita para Maio de 2021.

Entretanto, os jovens já se vinham preparando espiritualmente para essa Jornada, sob a orientação do Gabinete do Secretariado Diocesano da Juventude. O tema sobre o qual vinham reflectindo é: “A vivência da fé dos jovens em tempo da pandemia COVID-19”. Segundo o Presidente do Secretariado da Juventude, Pe. Frei Gilson de Oliveira, os encontros de preparação continuam até à realização da Jornada.