CEAST acolhe novo Núncio Apostólico

O novo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, D. Giovanni Gaspari, foi apresentado dm Celebração Eucarística ocorrida na Sé de Luanda, no último dia 06 de Dezembro.

A cerimónia de apresentação do novo Núncio Apostólico, foi testemunhado pela Comunidade Católica se deslocaram à Sé Catedral de Luanda, neste segundo domingo do advento, dia 06 de Dezembro, para assistir a Celebração Eucarística restrita, devido as medidas impostas pela pandemia doCovid-19.

O Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, nas suas palavras de boas vindas ao Núncio, Dom Giovanni Gaspari, descreveu as bases por que passa o trabalho missionário realizado no país e fez um retrato da longa história e profunda tradição católica e cristã da Igreja em Angola: “daqui partiu pela primeira vez enviado por um dos nossos soberanos Rei do Congo, o primeiro emissário de um Rei da África negra a Roma, a sede de Pedro, António Nvunda, que a 6 de Novembro de 1608, morre em Roma e esta sepultada na Basílica de Santa Maria Maior”.

O novo Núncio Apostólico, por sua vez, começou por apresentar os cumprimentos do Santo Padre, o Papa Francisco, dizendo que ele está com os angolanos e os santomenses. D. Giovanni Gaspari disse confiar nas orações dos fiéis para que a sua missão apostólica seja coroada de êxito.

Estiveram presentes na cerimónia, o Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, Arcebispo Emérito de Luanda e o Bispo Auxiliar Emérito de Luanda, Dom Anastácio Kahango, os Bispos de Viana, Dom Emílio Sumbelelo e de Caxito, Dom Maurício Camuto.

Devido a atual situação sanitária, o nosso Bispo Diocesano, Dom Manuel António dos Santos, não conseguiu fazer-se presente fisicamente, mas fica o sentimento de gratidão, fraternidade e comunhão da nossa Igreja Diocesana com o novo Núncio Apostólico. Aguardamos, quando possível, uma visita de Dom Giovanni Gaspari à nossa Diocese de São Tomé e Príncipe.

Adaptado do Vatican News e da Rádio Ecclesia – Angola.