Morte do Arcebispo Abel Gabuza

É com grande tristeza que anunciamos o falecimento do nosso Arcebispo Coadjutor, Dom Abel Gabuza.

O Arcebispo Abel morreu no Hospital Hillcrest às 11h35 do dia 17 de janeiro de 2021.

O arcebispo não estava connosco em Durban há muito tempo – quase dois anos -, mas nessa época passamos a reconhecê-lo como um pastor gentil, atencioso e caloroso. Por meio de sua gentileza, carinho e calor, ele causou um impacto imediato em todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Essa é mais uma razão pela qual seu falecimento é uma perda tremenda para nós e para toda a igreja na África Austral.

Estendemos nossas mais sinceras condolências à irmã do arcebispo Abel, Hildegarde, ao seu primo e melhor amigo, Khomotso e parentes, bem como ao arcebispo e ao povo de Pretória, sua cidade natal e diocese natal, até que ele veio para Durban via Kimberly. Também sentimos muito pela Igreja e pelo povo de Kimberly que sofrem uma perda dupla, primeiro com o seu amado bispo sendo transferido para Durban e agora sua transferência permanente para o reino do Senhor.

Em nome dos padres, diáconos e fiéis leigos da Arquidiocese de Durban, entregamos sua alma às mãos de Deus e oramos para que agora possa desfrutar do descanso eterno.

O embaixador do Papa na África Austral, arcebispo Peter Wells, foi informado. Ele, por sua vez, informará a Santa Sé e, em última instância, o Papa Francisco.

A todos expressamos sinceros agradecimentos pelas muitas orações e sacrifícios oferecidos em nome do nosso querido Irmão e Arcebispo Coadjutor Abel Gabuza.

Que ele descanse em paz.

Muito bem, servo bom e fiel, entre no Reino de seu pai.

Fonte: IMBISA Media