Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

3ª Semana – Quinta-feira – Quaresma

IMG_4235 2

3ª Semana – Quinta-feira – Quaresma

Lc 11, 14-23

“… é por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios”.

A dureza do coração é uma doença séria. E no evangelho hodierno Jesus se depara com isto, sobretudo naqueles que, diante da evidência dos seus milagres, negam o facto, não reconhecendo o seu amor pelos homens – “outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu”.

O Evangelho de Jesus frequentemente encontra desconfiança e hostilidade. Parecem uma espécie de castelo em defesa da inteligência; na realidade, são bombas de fumaça lançadas pelo maligno.

Os milagres de Jesus são atribuídos até mesmo à obra do maligno, que é tanto contraditória quanto louca – “é por Belzebu que Ele expulsa os demónios”. O orgulho é inimigo da verdade e do bem.

Lucas diz que a pessoa possuída não consegue falar e muito menos entrar em um relacionamento. Ele vivia na dependência do maligno que o enreda – “logo que o demónio saiu, o mudo falou”. O espírito mudo é um espírito amordaçado. Ele se ilude achando que basta abrir a boca ou ‘chatar’; mas é apenas comunicação de fachada, virtual e, neste caso, não virtuosa.

O diabo é astuto: ele nunca foi expulso para sempre, apenas no último dia ele será. Ele está “espreitando-te à porta” (Gn 4,7). Ai de nós se o deixarmos entrar. Ele “anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar” (1Pd 5,8). Sejamos vigilantes na fé. Precisamos orar.

E Jesus pede para ser nosso companheiro de viagem, de nós homens e mulheres incapazes de nos comunicarmos com Deus e uns com os outros, porque estamos presos pela presunção.

Portanto, vamos ouvir a voz de Jesus e colocar a nossa segurança e a certeza da vitória somente nEle. Ele é mais forte do que o diabo, mais forte do que qualquer tentação, qualquer prova, qualquer dificuldade. Só o Senhor pode soltar a nossa língua, nos tornar discípulos da verdade, pois Ele se relaciona com todos para contar-lhes o mistério do único e verdadeiro Deus.
(JB)