Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

3ª Semana – Sábado – Quaresma

DA1C5DC2-F463-4C43-A5A4-D15B71A53533

Lc 18, 9-14

“… todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”.

Hoje, Jesus, na sua parábola memorável, apresenta-nos dois homens com duas histórias, dois modelos de fé e de oração muito diferentes, mesmo opostos.

Eles se encontravam no templo para orar.  Um, o fariseu, “de pé”, faz uma espécie de autocelebração: “não sou como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros …”.

É um ‘contentor’ de virtudes em pessoa, totalmente satisfeito consigo mesmo. Falava com Deus, mas fazia um monólogo doloroso.  Pois, apegando-se ao seu exclusivo ‘eu’ (“eu agradeço, jejuo, pago…”), Deus estaria em outro lugar.

Ele esqueceu-se da palavra mais cristã do mundo: “irmão”.  Orar é identificar-se filho diante de Deus Pai, e reconhecer os outros, irmãos amados em Cristo.

Nada disto no pseudo-orante fariseu: “Não sou como os outros … nem mesmo como este publicano”.  Para ele, os outros são um covil de ladrões, adúlteros e vigaristas: ora, enquanto despreza; canta os salmos e, ao mesmo tempo, é impiedoso.

Sim, se pode orar e ser “ateu”, relacionar-se com um Deus que não existe, uma projeção de nós mesmos … Deus é outro completamente diferente!  E, infelizmente, esta oração é uma separação diabólica dos outros e de Deus.

Afinal de contas, existem orações e oração. Por isso, o publicano, cheio de pecados, “batia no peito e dizia: ‘meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador’”.  Uma oração intensa e autêntica.  Sentindo-se distante de Deus, ele não tem nada para se fazer valer, mas tudo a receber, e apenas implora a misericórdia de Deus.

Pois é, felizmente, “a oração do humilde penetra as nuvens” (Eclo 35, 21).  De facto, sem humildade, não podemos ir além das nossas próprias limitações, corremos o risco de nos tornarmos pequenas ilhas… sem conhecimento, nem de nós mesmos, nem de Deus.

E enquanto o fariseu constrói a sua fé em torno do que ele faz por Deus (eu rezo, jejuo), o publicano vive em torno do que Deus faz por ele.  E se foi justificado para sua casa, não porque ele fosse melhor que o fariseu – a Deus não se merece – mas porque se abriu à misericórdia, única fraqueza e onipotência de Deus.

Santa Teresinha de Lisieux, no seu manuscrito, dizia: «assim que lanço o meu olhar para o Santo Evangelho, logo respiro os aromas da vida de Jesus … Não vou ao primeiro lugar, mas sim é ao último que me apresso, em vez de avançar com o fariseu, repito, cheio de confiança, a humilde oração do publicano”.

Portanto, tanto para a Santa como para nós, a parábola finalmente dá a conhecer o juízo de Deus: “todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”.  Identifiquemo-nos, pois, com o publicano perdoado e exaltado: “Deus, tende compaixão de nós, que somos pecadores”. JB