S. José, Esposo da Virgem S. Maria

dae1aad6-3db1-46ff-800e-aab0f9bb5a82

Mt 1, 16.18-21.24

“José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor”.

Hoje celebramos um dos maiores santos da Igreja, São José, esposo de Maria.  Ele é o santo do antiprotagonismo, porque pouco se fala dele nos Evangelhos e as suas palavras não são relatadas.

Ele tinha um grande desejo no seu coração de se casar com Maria e formar uma família com ela, mas “antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo”.  Só um homem de grande fé e forte humildade poderia acreditar com simplicidade num mistério tão superior ao seu pensamento.

Esse homem é José, cujo nome significa “Deus acrescenta”.  O nome secreto de cada homem, finito, que deseja o Infinito – aberto para aquilo que o transcende e que bem pode preenchê-lo.  Também porque o homem é feito para este acréscimo divino, como dizia Santo Agostinho, “Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti” (Confissões, I, 1,1).

José não entendia o que havia acontecido com Maria, mas podia ver a sua inocência no seu olhar, e não suportava vê-la sendo ridicularizada em Nazaré por sua gravidez.  Por isso ele não a repudiou, à custa da sua reputação.  Na verdade, os seus concidadãos o consideravam incapaz de assumir as responsabilidades exigidas por lei.

Mas o que eles não sabiam, como dizia São Bernardino de Sena nos seus ‘Discursos’, é que José foi “escolhido pelo Eterno Pai para guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria”.

É um compromisso nobre, mas penoso, que exige a renúncia da sua visão pessoal para se tornar parte da própria visão de Deus que, depois de tantos séculos de espera – “estabelecerei em teu lugar um descendente que nascerá de ti… serei para ele um pai e Ele será para Mim um filho”(2Sam 7,12.14) -, está acontecendo agora no seio de Maria.  E “José fez como lhe ordenara o Anjo do Senhor”, justo e paciente, se entrega generosamente, dia após dia, à vontade de Deus, com amor, humildade e coragem, plenamente disponível face às alegrias e sofrimentos de uma tarefa tão única, irrepetível.

Quantos sonhos podemos ter para nossa vida também! Como sabemos quais levam ao caminho certo?  Devemos discernir com Deus e nunca sem Ele: assim aprendemos a vê-Lo no centro da nossa vida e podemos libertar-nos gradualmente das nossas ideias, hábitos, etc.  e trilharmos o caminho da salvação que nos traz alegria.  O Senhor nos ajude, pela intercessão  de São José, a viver o projeto de vida segundo a sua vontade, dentro do seu misterioso desígnio de amor pela humanidade.

Votos e orações especiais a todos os Pais, e que São José lhes ensine o amor fiel e silencioso.

Boa meditação, caríssimos. JB