5ª Semana – Segunda-feira – Quaresma

7986C27B-9590-47FE-AA04-1BF6F9000D01

Jo 8, 1-11

“… quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra…”.

“Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?”.  Jesus rejeita os hipócritas, as pessoas ambíguas, os comediantes da fé dispostos a apontar o dedo aos outros.

É muito grave nos colocarmos como juizes do comportamento dos outros, porém totalmente descuidados e benévolos para com o nosso próprio passado e presente de fragilidade.

E enquanto antes Jesus escrevia com o dedo no chão, agora Ele escreve palavras sobre o futuro no coração da mulher – “Também Eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar”.  E ela volta a viver – naquele dia foi salva (cf. Dn 13,62).  O perdão de Deus recria e põe em movimento.

Não se  trata simplesmente  de pegar o apagador e cancelar o passado sobre os erros desta mulher.  O mal é sempre mal, o pecado é sempre pecado, mas o homem é constantemente chamado à santidade.

É chamado a operar sempre dentro de si a passagem do velho, isto é, do pecador, ao novo homem, regenerado pela água e pelo Espírito.  Jesus, Deus misericordioso, portanto, dá uma nova aliança e abre horizontes inesperados àquela mulher.

“Não tornes a pecar”.  É um convite para mudar de vida, para se comprometer e empenhar no caminho de regresso a Deus. Outros matam, Ele salva;  outros atiram pedras, Ele abre o caminho de arrependimento, pois o passado de pecado não importa mais para Ele – “vai e não tornes a pecar”.  Ele a projeta para o futuro.

Muitos vivem como em uma prisão interna, sob o jugo do passado, esmagados por sentimentos de culpa.  Saibais disto, irmãos e irmãs: Deus realmente perdoa.  Para Ele, só contará o bem que nós, arrependidos do profundo de coração, construimos a partir de agora.  Ele é Pai e abre as portas das nossas prisões.  Ele sabe que somente se formos perdoados, a liberdade e a paz podem ser respiradas.

“Ninguém – me condenou -, Senhor”.  Ele dirá àquela mulher: “saia do teu passado;  tu não és a adúltera de uma noite.  Tu és uma filha, a tua vida florescerá novamente e voltarás a amar com o coração do teu Senhor”.

Quantas pessoas, ao encontrar a misericórdia de Cristo, se afastam do mal para não pecar mais?  Aprendamos a escutar Jesus Cristo com atenção, sem nos esconder por detrás do passado, hábitos e costumes nocivos.  O ensinamento a seguir é o amor!

Boa meditação, caríssimos. JB