Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

5ª Semana – Terça-feira – Quaresma

33F3F0AD-2005-4B8E-A3C3-4021C74EFF98

Jo 8, 21-30

“Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou’…”.

No Evangelho de hoje, estamos nos últimos momentos, nas saudações. Jesus começa dizendo “Eu vou partir” para seus ouvintes. E para onde Ele vai, eles não podem ir – “vós não podeis ir” -, na verdade não podem seguir Jesus se permanecerem nos seus pecados, se O rejeitarem como enviado de Deus.

Jesus então especifica que se eles não acreditarem na sua apresentação como “Eu sou”, eles morrerão nos seus pecados. As palavras “Eu sou” recordam imediatamente a revelação que Deus fez a Moisés na sarça ardente (cf. Ex 3,6).

Jesus, portanto, se apresenta como o Deus que acompanha o seu povo no novo êxodo para a Páscoa (agindo como o novo Moisés), libertando os homens da escravidão do pecado e conduzindo-os à salvação, através da sua paixão, morte e ressurreição.

Para esta passagem foi e é preciso acreditar n’Ele – “Eu sou” -, seguir os seus ensinamentos, tomá-Lo como modelo de vida. Hoje ninguém duvida da estatura moral de Jesus, mas, como no tempo dos fariseus, seus contemporâneos, é difícil dar este salto de reconhecer e crer em Jesus de Nazaré, o Filho de Deus.

Era um Deus distante do qual o povo tanto reclamava, mas quando Ele se torna próximo e tangível, e na fragilidade, tornando-se carne crucificada, eles o recusam. Quão estranha e complexa a humanidade, nada a satisfaz!

Mas um verdadeiro conhecimento d’Ele virá “quando levantardes o Filho do homem …”. Deus se encontra onde há uma cruz, porque a cruz é a face concreta de um Amor sem fim. “Então sabereis que ‘Eu sou’…”. Não o reconheceremos na glória, entre anjos e incenso, mas no patíbulo da cruz. E na cruz Jesus se torna o Salvador do mundo.

Reconheceremos Deus na cruz, quando compreendermos que seu Amor extraordinário assume e transforma toda a dor humana. Portanto, como dizia São Leão Magno, a cruz se torna “a fonte de todas as bênçãos, a origem de todas as graças, e por ela encontram os crentes na debilidade a força, na humilhação a glória, na morte a vida”(Sermão 8, sobre a Paixão do Senhor, 6-8).

Que o Senhor faça com que possamos segui-Lo e acreditar que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.

Boa meditação, caríssimos. JB