Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

DOMINGO DE PÁSCOA – ANO B

7A9C30A1-0AC6-4994-9564-04B06EE55AD8

Act. 10, 34a, 37-43; Col. 3, 1-4; Jo 20, 1-9

“… levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram”.

Maria Madalena foi de manhãzinha ao sepulcro. Ainda escuro no céu, mas mais escuro em seu coração.  Assim que ela chega ao túmulo, vê que a pedra colocada na entrada, pesada como a morte, foi retirada.  Ela correu imediatamente para Pedro e João, e disse-lhes: “levaram o Senhor do sepulcro!”  Não diz: “Jesus ressuscitou”, mas apenas acrescenta com tristeza: “não sabemos onde O puseram”.

A esperança de Maria parece completamente perdida, engolida por nada.  Parece a vitória completa do mal.  Ela chora e repete “Jesus, Jesus”.  Quanto amor sem fim nesse nome.  Na verdade, “amar é dizer: tu não morrerás”  (Gabriel Marcel).  E, desesperada, rebela-se contra a morte de Jesus na cruz, não se resigna a esse fim, à ausência do Mestre.  É o desespero de tantas mulheres que não conseguem nem chorar pelo corpo do seu marido, do seu pai, do seu irmão, do seu filho: “levaram o Senhor do sepulcro!”.

E é Maria quem fez mover Pedro e o “outro discípulo que Jesus amava”.  Eles também “correm” imediatamente para o sepulcro vazio.  Eles entendem que algo maravilhoso e surpreendente aconteceu: no final de suas dúvidas, eles entendem que só com fé podem entender – “credo ut intelligam” (Anselmo di Aosta) -, a boa nova de que Cristo ressuscitou, como as Sagradas Escrituras profetizaram.

Caríssimos, tudo muda com a ressurreição.  O coração começa a disparar, os sentimentos ganham força.  Nós também podemos começar a correr novamente!  Podemos ir ao encontro do outro novamente.  A vida não acabou!  O Covid não nos pode parar. A esperança não pertence ao passado!

Mesmo que a felicidade da Páscoa não aconteça sem a dor da cruz, ela é a vitória sobre essa mesma dor. A felicidade não é uma vida sem lágrimas, mas são as lágrimas enxugadas pelo amor!  Por isso a Páscoa também tem pressa: o amor tem pressa para chegar ao amado.  João, o discípulo do amor, chega primeiro ao túmulo, mas Pedro entra e depois ele que: “viu e acreditou”.

Uma tumba vazia era suficiente para que tudo fosse resolvido?  Acho que não foi tão fácil.  Mesmo no momento de sofrimentos mais difíceis, João permanece perto de seu mestre.  A razão não entende, mas o amor nele ajuda o seu coração a se abrir e a ver, portanto “o coração tem suas razões, que a razão não conhece” (Blase Pascal).  É a intuição do coração que o permite ver e acreditar antes de todos os outros.

A alegria da Páscoa só amadurece na base de um coração de fé, de um amor fiel.  Uma amizade que nada nem ninguém poderia quebrar.  É possível?  Eu acredito que a vida nos ensinou que somente Deus pode prover isso para nós.  A Páscoa chega para abrir as portas do coração, que se fecham na tristeza, no sentimento de fracasso, de decepção.  Eh, “aspirai às coisas do alto e não às da terra.” (Col 3,2).  Cristo ressuscitou.

“Ele ressuscitou! Não está aqui!” (Mc 16,6), o anjo já nos tinha advertido sobre isto.  Jesus está vivo, e não mora nos cemitérios;  deve ser procurado no outro lugar: no coração daqueles que não estão resignados e nas lágrimas do mundo.  O Ressuscitado nos acompanha em todas as escolhas ditadas pelo Amor, nos gestos de perdão e de paz, na fome de justiça, no primeiro grito de uma criança e no último suspiro de vida.  Se acreditássemos mais no poder do amor que venceu o mal, não teríamos medo da situação de pandemia em que vivemos!

A Páscoa, portanto, nos compromete a dar a razão da esperança que está em nós (cf. 1Pd 3,15), a dar a prova da nossa alegria, da nova vida que Cristo nos deu, a renunciar sim ao pecado, a colocar Deus em primeiro lugar na nossa existência, a viver convictos de sermos filhos de Deus e que Ele nos ama imensamente, portanto, nada deve nos assustar.  Que Cristo ressuscitado nos ajude a compreender a preciosidade da vida, a cuidar do corpo que contém em si um destino de eternidade …  pois a fé, uma brecha para Deus, nos dá uma nova luz, uma nova vida.

Boa meditação, caríssimos! Uma santa Páscoa a cada um de vós! JB