Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

2ª Semana – Segunda-feira – Páscoa

378C3B81-80A4-4CA1-845D-C1F9F1BABB1B

Jo 3, 1-8

“… Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”.

Mas é possível renascer quando se é velho? Começar do zero quando já se percorreu bastante o caminho da vida, ou se sente morto por dentro, mesmo que vivo?

É possível renascer para a fé mesmo quando se “sente” como velhos crentes e se pensa que já aderiu ao Evangelho … sim, pode começar de novo.

É a história de Nicodemos que não só tem curiosidade por Jesus, mas é fascinado por Ele. Ele é um judeu culto e fiel à lei. Mas tudo isso não basta! Em seguida, ele se pergunta como Jesus, entre outros galileus, pode realizar tantos milagres, “pois ninguém pode realizar os milagres que Tu fazes se Deus não está com ele”.

Ademais, eis aqui o significado último do encontro: “o que nasceu da carne é carne”. Nicodemos representa o homem na sua impotência radical e, portanto, também cada um de nós, abandonado a si mesmo, apenas às suas próprias forças.

Daí a razão de querer se confrontar com Jesus, mesmo temendo a fofoca impiedosa dos fariseus e colegas do Sinédrio … Então ele decide “ter com Jesus de noite”. Pois, era fariseu de fachada, mas simpatizante de Jesus e tocado pela questão de salvação.

“Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Jesus assinala que este nascimento já não se enquadra nas possibilidades humanas: nascer ‘de novo’ é nascer ‘da água e do Espírito’. O Espírito é o dom que o Senhor ressuscitado dá à sua comunidade. O Mestre, portanto, convida o Doutor da lei a renascer através do Baptismo.

Nicodemos aceita o desafio. No final de uma busca dolorosa, ele não terá medo de pedir a Pilatos o corpo mutilado do Mestre, nem temerá a fofoca dos judeus. Em suma, como diz Santo Agostinho, “o Senhor o ajuda a libertar-se da soberba para poder nascer do Espírito” (Comentário sobre o Evangelho de João, 12,6).

Nicodemos é o patrono de todos aqueles que não se conformam com o pensamento comum e continuam a pesquisar. Pois, se pode nascer de novo do coração de Deus.

Boa meditação, caríssimos. JB