Núncio Apostólico de visita a Diocese de São Tomé e Príncipe

WhatsApp Image 2021-04-24 at 19.37.33 (19)

Núncio Apostólico, Dom Giovanni Gaspari  e o Secretário da Nunciatura  o Padre Michele Tutalo, chegaram  ao Aeroporto Internacional  de  São Tomé e Príncipe  por volta das 14 horas local, do dia 21 do mês corrente, proveniente de Angola.

Foi recebido pelo Bispo da Diocese, Dom Manuel Manuel António Mendes do Santos e alguns sacerdotes, que fizeram as honras da casa. De seguida, foi encaminhado a uma das unidades hoteleiras do País onde se encontra hospedado.

Nesta quinta-feira, realizou uma visita à zona pastoral, passando em revista os projectos sociais nas Paróquias de Nossa Senhora das Neves e Nossa Senhora de Guadalupe, atividade que faz parte do programa de Visita  que vamos ouvir na vós do Bispo da Diocese,  Dom Manuel António:

Em Guadalupe foi acolhido pelas crianças, animadores e as missionárias no ATL, afecto ao projecto social das irmãs franciscanas missionárias de Nossa Senhora, passando por Agostinho Neto (Antiga Roça Rio D’Ouro).

Na chegada a Neves foi recebido pelo presidente da Câmara Distrital de Lembá, quem entregou as Chaves do Distrito ao Enviado do Papa Francisco e de seguida o acompanhou em visita, às instalações da Câmara.

Depois duma Missa solenizada com a participação, memorável de fiéis, num dia normal de expediente e do almoço, o Núncio Apostólico percorreu em revista as diversas instalações do Projecto Integrado de Lembá, acompanhado pelo Bispo, o Pároco Pe Telmo Serôdio e as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras. Pode-se conferir as fotos no final deste post.

Na sua bela homilia, depois de saudar os presentes e manifestar a sua alegria em estar no meio do deste povo, Dom Gaspari apresenta a mensagem litúrgica como um convite ao itinerário “ao mesmo tempo batismal e eucarístico”. como revelado na primeira leitura, dos Actos dos Apóstolos e Evangelho segundo João, respectivamente. E ressalvando a riqueza desta passagem do Evangelho, o Sr Núncio exorta a pensar “nos momentos tristes e alegres da nossa existência para perceber, neles, a presença salvífica  do Senhor Ressuscitado… para que saibamos redescobrir na nossa vida a alegria…

A Eucaristia fica ainda marcada pela oferta de um quadro de Bom Pastor ao Núncio Apostólico, feita pela Comunidade Nossa Senhora das Neves.  Depois do almoço e da visita guiada ao PIL seguiu-se uma passagem pelo Centro do Dia de Santa Catarina e outros lugares de referência e o retorno a São Tomé no final do dia.

Imagens da Visita a norte: