Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

4ª Semana – Segunda-feira – Páscoa

9B4042DB-53DE-4E3D-85AD-107CE3D9DFCC

Jo 10, 1-10

“…conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me…”

Estamos no coração do Senhor Jesus. E Ele nos conhece muito melhor do que nós possamos conhecer a nós mesmos.

Ao mercenário ou salteador, não importa quem somos nós; para ele, importa sim o que fazemos, o quanto produzimos, o quanto consumimos, quanto somos úteis.

Ao mercenário ou salteador, somos somente meros objetos, moedas de troca, cada um de nós é “mais um número” ao seu belo prazer, para o seu dinheiro, em seu benefício. Nós valemos apenas pelas nossas boas qualidades; valemos se lhe servimos e se somos úteis a ele.

Não é assim para com Jesus, o bom Pastor, que chama as ovelhas pelo próprio nome. Todos os cabelos da nossa cabeça são contados por amor, cada nossa respiração é conhecida por amor, cada passo nosso observado por amor. Ele não importa quem somos, pagãos ou não (cf. At 11, 1-18).

Ele não nos controla, não nos espia, como no passado, interpretando mal a imagem do Olho da Providência, se dizia que, a partir do triângulo, Deus nos controlava, como se fosse um espião horrível e perturbador pronto para nos prender.

Caríssimos, a nossa relação com Jesus é única. Ele é o bom Pastor.  Ele nos ama, nos conhece e nos carrega nos ombros se ferirmos nos pedregosos caminhos da vida.  E graças ao seu amor, nada se torna impossível.

A fé é libertação quando se aprende a chamar Deus pelo nome, a escutá-Lo como Pai, e a segui-lo com confiança passo a passo.

Com esta certeza extraordinária, comecemos a nossa semana, com alegria, pois podemos realizar eficazmente qualquer coisa porque, por Deus, somos amados.

Boa meditação, caríssimos e “bón segundafélà da tudu nancê”. JB