5ª Semana – Segunda-Feira – Páscoa

0D1F919D-034A-4D20-80C2-CF3795911216

FESTA DE SÃO FILIPE E SÃO TIAGO

Jo 14, 7-14

“… tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei”.

Filipe e Tiago, apóstolos e pilares da Igreja, diferentes nas suas experiências, mas ambos modelos para todos aqueles que procuram Deus.

Os apóstolos eram diferentes entre eles. Quão maravilhoso e profícuo se refletirmos ainda mais sobre esta esplêndida diversidade.  E por outro lado, gostaríamos e sonhamos uma Igreja com um pensamento único e monótono.

Nos tornamos intoleráveis a ponto de mal suportar as vozes discordantes e críticas que povoam e pululam a vida das nossas dioceses e paróquias, vozes que suscitam alguns conflitos e contrastes, mas a Igreja é uma sinfonia.

Filipe, nascido em Betsaida, foi discípulo de João Baptista e depois seguiu a Cristo.  O nome grego sugere que ele era de origem não judia, em contato com os pagãos gregos comovidos e apaixonados pela pessoa de Jesus e ansiosos de ver a face de Deus Pai – “Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta”.

Tiago, o mais jovem, é primo de Jesus, e sucederá o outro Tiago, irmão de João, tornando-se bispo de Jerusalém e primeiro mártir.  Parece que ele era rígido e judaizante.

Então, um amigo dos pagãos e um homem duro e teimoso, ambos do grupo dos Doze.  E a Igreja quis reuni-los nesta festa de hoje.

São como as duas faces da Igreja: divergentes em seus caminhos, ensinam a amar a diversidade como um valor, sem trair o sonho da unidade.

E eis que, graças a eles, Jesus faz duas promessas magníficas: o crente fará obras maiores do que o Mestre – “Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores” – e escutará a oração dos que se dirigem ao Pai em seu nome – “tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei”.

São Filipe e São Tiago, rogai por nós.

Boa meditação e bom início da semana, caríssimos. JB