Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

6ª Semana – Quarta-feira – Páscoa

1679845F-D002-4600-B6FC-CEE50F3229BB

Jo 16, 12-15

Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora…


Que coisas o Mestre ainda tem para nos dizer?”, questionariam os discípulos. Pois, caríssimos, a vida, como bem sabeis, é uma escola. E nela, desde o nascimento até a morte, fomos, somos e seremos sempre estudantes, portanto, aprendemos sempre.

Ademais, sabeis melhor que eu, uma vida não é suficiente para se tornar esposos, esposas, médicos, advogados, banqueiros, pastores, padres, etc. Até, nesta escola da vida, se corre o risco de passar deste mundo sem se tornar o que se pensava e sonhava de ser.

E nesta escola que é a vida, também a nossa fé não é alcançada com um curso acelerado, nem é assimilada de uma vez por todas. A vida de fé é como um romance: ainda há capítulos a serem lidos; coisas, as quais, como Jesus diz, “não podeis compreender”, não somos ainda capazes de suportar o seu peso.

Após a ressurreição, começa a missão do Espírito Santo, o novo Mestre que ajudará a reler o mistério de Jesus com uma mente e um coração convertidos – “Ele vos guiará para a verdade plena”.

Iluminados pelo Espírito, os discípulos, como nós, continuarão examinando a Escritura para colher as pérolas preciosas escondidas nela e que dão verdadeiro sentido à vida no longo caminho da nossa santificação.

De fato, a conversão é uma questão de instante, mas a santificação, a vida de fé, é um trabalho ao longo da vida (São José Maria Escrivã, fundador de “Opus Dei”). Daí que ser crentes, nos identificamos como peregrinos em busca constante da novidade de Deus.

E isso, Jesus, hoje nos faz lembrar: a fé é nutrida pelas descobertas sobre Deus e sobre nós mesmos e que nem sempre somos capazes de compreender. Pois, como Ele disse, “não as podeis compreender agora”.

E mesmo que não conhecemos Jesus pessoal, histórico e humanamente, podemos encontrá-Lo no nosso íntimo com a intercessão do Espírito que nos revela os mistérios de Deus – “Ele vos guiará para a verdade plena”.

Invoquemos o Espírito Santo, pedindo que Ele ilumine as nossas escolhas, de modo que possamos alcançar a plenitude humana e espiritual.

Boa meditação, caríssimos. JB