Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

6ª Semana – Quinta-feira – Páscoa

8C58FCF1-A940-4FC3-862C-46A107B19FE4

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Lc 11, 27-28

Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre…

 

É o coração de mãe que levanta a voz na multidão, interpretando os sentimentos de todos.  Seu elogio desperta grande emoção.

Ela é uma mulher que sente uma inveja sagrada pela Mãe de Jesus, sortuda por ter um filho tão especial.

Jesus sorri, mas não se envolve muito.  Com efeito, afirma: “mais felizes são os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática”.

A propósito, dizia Bento XI, na sua Homilia aquando da sua Viagem Apostólica a Fátima no 10° aniversário da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco (13.05.10):  “Mas quem tem tempo para escutar a sua palavra e deixar-se fascinar pelo seu amor? Quem vela, na noite da dúvida e da incerteza, com o coração acordado em oração? Quem espera a aurora do dia novo, tendo acesa a chama da fé? A fé em Deus abre ao homem o horizonte de uma esperança certa que não desilude; indica um sólido fundamento sobre o qual apoiar, sem medo, a própria vida; pede o abandono, cheio de confiança, nas mãos do Amor que sustenta o mundo”.

Não em vão que Maria, por meio dos pastorinhos, para além do espírito de oração, penitência e reparação, tinha recomendado insistentemente aos homens a firmeza da fé.

Pois, a Santa Mãe de Deus, “mulher vestida com o sol” (Ap 12,1), é o modelo de quem escuta, conserva consigo a Palavra e a põe em prática na vida.  Mas Ela é também o modelo de quem reflete sobre a Palavra de Deus.

Eis aqui o que somos convidados a fazer em relação à Palavra: escutar, conservar, praticar e meditar.  Ademais, a qualidade da nossa vida, como cristãos, dependerá de até que ponto conseguirmos reunir essas quatro condições para tornar fecunda a Palavra em nós.

Agradeçamos ao Senhor por ter nos dado Maria, sua Mãe, como nossa Mãe para nos ensinar a ser seus discípulos.  Na escola dela aprenderemos a acolher a Palavra e a torná-la nossa, para que se faça carne em nós como se fez carne nela.

Boa meditação e boas festas, caríssimos. JB