Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

7ª Semana – Sábado – Páscoa

CF3F176A-5469-495B-BEFD-A5A68F94BABB

Jo 21, 20-25

Jesus fez ainda muitas outras coisas…

Hoje termina a leitura contínua do Evangelho de João, que nos acompanhou durante toda a Páscoa.

Depois do “segue-me” ontem dito por Jesus a Pedro, portanto, um segundo chamamento, um novo começo, baseado num amor mais autêntico e maturo que o anterior, isto é, primeiro chamamento, hoje temos outro “segue-me”.

Pedro, de fato, teve que lidar com o seu orgulho e a sua fragilidade, que o conduziram a provar a amargura da tríplice traição. Agora ele compreende mais profundamente o amor que Jesus tem por ele. Apesar da traição, Ele o readmitiu no seu seguimento: “Tu, segue-me”.

Pronto para tranquilizar os seus irmãos na fé, desta vez, Pedro não tem mais a presunção de ser mais que os outros. Pois, depois de ter chegado ao fundo do poço, finalmente se sente “último”.

Ele experimentou o pecado e a misericórdia em primeira mão. E  já não faz nenhum tipo de resistência, apenas volta e, vendo João, pergunta a Jesus: “Senhor, que será deste?“. Jesus não responde à curiosidade de seu apóstolo, ressalta somente a única coisa que importa: “Tu, segue-me”.

Esta é uma ótima lição também para nós. Quantas vezes nos deixamos dominar pela curiosidade, inveja, murmúrios, fofocas e inúteis conversas, deixando de lado o cuidado desinteressado que requer bondade e paciência?

Pois, somente vivendo, seguindo o Mestre e alimentando-se de Sua Palavra, podemos crescer no verdadeiro amor por nossos irmãos e irmãs. Sim, mesmo para nós, como para Pedro, apesar de nossas fragilidades e limites, Jesus nos repete hoje: “Tu, segue-me“.

Repareis bem: quando João conclui o seu evangelho dizendo, “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever”, ele ainda nos oferece uma conclusão importante para nossa vida como verdadeiros discípulos de Jesus: o Evangelho espera urgentemente de ser escrito por mim, por ti, hoje, com a minha e a tua vida, o nosso testemunho.

É o famoso “Quinto Evangelho” que somente cada um de nós pode escrever! Caríssimos, por isso, vamos e amemos o próximo, com o auxílio do Espírito Santo, escrevendo as páginas do Evangelho…

Boa meditação e bom fim de semana, caríssimos. JB