Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

9ª Semana – Quinta-Feira – T. C.

6B8329E9-635C-420E-9B44-ABB04CAB861B

Santos Carlos Lwanga e Companheiros mártires (Uganda – 1885-1887)

Mc 12, 28-34

“…não estás longe do Reino de Deus”.


É um escriba, aquele que recebe esse louvor, um dos estudiosos espirituais da época. E, curiosamente, em Israel, o maior mandamento que todos conheciam é o terceiro, isto é, o de santificar o sábado, porque Deus também o observou (cf. Gn 2, 2ss).

Mas, “qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus, na sua resposta, vai além: Ele coloca a palavra “amarás” no centro do Evangelho. Um verbo no futuro, como uma viagem sem paragem, uma caminhada nunca terminada, entre sonho e compromisso, nem sempre risonho, tudo no e por amor.

Isso nos faz entender que a vida de fé começa com um “és amado” e termina com um “tu amarás”, nos comprometendo e nos empenhando. E para unir, temos toda a ternura de Deus, a sua unicidade e a sua primazia nas nossas vidas.

Amarás o Senhor teu Deus … o teu próximo como a ti mesmo…” Jesus não acrescenta nada de novo: dois mandamentos que já estão escritos no Livro. A novidade está no fato de que as duas palavras juntas formam uma única palavra: Ama “hic et nunc” (aqui e agora)! E separá-las é a origem de todos os males, fundamentalismos, todas as arrogâncias, guerras, individualismos, etc.

Mas, amar como? Envolvendo-se, deixando a força desse adjetivo “todo” agir, e vem repetido quatro vezes: “todo o coração”, “toda a alma”, “todo o entendimento” e “toda a força”.

Caríssimos, somos pecadores, frágeis, imperfeitos e limitados, mas a única medida de amor é amar sem medida … – pois, ‘Alguém’ testemunhou este facto por nós. Portanto, “tu amarás com todo, todo, todo, todo”. Se comportarmos assim, isto será o começo da nossa cura, como Homem. Então, eis que escutaremos o sussurro do Senhor: “… não estás longe do reino de Deus”.

E não há outra resposta ou remédio para o sonho de felicidade do Homem, nem qualquer outra resposta para o mal do mundo: “amarás a Deus e ao próximo”. Portanto, desde já, “AMA e faz o que quiseres… se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos” (S. Agostinho, Homilias sobre a 1ª Epístola de João).

Boa meditação, caríssimos. JB