Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

9ª Semana – Sábado – T. C.

d6612b9d-6364-4434-8d47-d0e8872afc0c

S. Bonifácio, Bispo e Mártir (séc. VII-VIII)

Mc 12, 38-44

…esta viúva, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver”.

 

A passagem bíblica de hoje ressalta a hipocrisia dos escribas, os temidos teólogos do templo, e uma mulher comum, sem nome, viúva e pobre, portanto, uma criatura insignificante aos olhos da sociedade de então.

Mas não para Deus. Pois, na Bíblia, viúvas, órfãos e estrangeiros são categorias prediletas do Senhor, e para as quais se torna Advogado. Quão grande a predileção de Jesus para os pequeninos e fracos (cf. Mt 11,25; 25,40)!

E no templo, esta viúva dá uma lição especial, tornando-se mestra sem dizer uma palavra. Ela chega e coloca “duas pequenas moedas” no tesouro do templo. Somente Jesus observa essas “duas pequenas moedas”: duas – é importante notar –, poderia ter ficado pelo menos com uma.

Jesus chama os discípulos e lhes diz: “esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros”. Ela ofereceu muito pouco, mas “ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver”. Paradoxo, não é? Mas é caridade por excelência!

O Evangelho faz uma escolha: não é a quantidade que importa, mas o amor, o sentimento que nos envolve, o sentido da vida que colocamos naquilo que oferecemos. De fato, a Santa Teresa de Calcutá disse: “não há pobreza pior do que não ter amor para dar”. E a viúva com o gesto caritativo, ofereceu o amor, superou a frívola intenção de querer fazer boa figura, etc.  Ademais, a caridade que agrada a Deus é cheia de humildade e desprovida de complacência.

E se formos buscar as palavras originais do Evangelista Marco – “ofereceu tudo o que possuía para viver” –, elas são lindas e determinantes: “ela ofereceu toda a sua vida”. Mas que resultados ou vantagens económicas concretas mais duas pequenas moedas desta viúva trariam para o Templo?

Nenhuma vantagem para as belas pedras do templo. Mas essa mulher colocou coração e vida nas veias do mundo. Ela confiou em Deus e, certo, Ele saberá retribuir … Que o Senhor nos torne verdadeiros na doação, conscientes de que dar tudo é viver apenas n’Ele, com Ele, por Ele.

Boa meditação e bom fim de semana, caríssimos. JB