Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

10ª Semana – Quarta-Feira – T. C.

BD4F93C7-2899-4FC0-AE28-8CDB17C10B81

Mt 5, 17-19

Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas

 

Jesus está em total harmonia com a tradição religiosa de Israel, mas em descontinuidade com algumas subsequentes distorções, das quais Ele deseja libertá-la para restabelecê-la à sua Fonte, o próprio Deus.

Para aqueles que O acusam de contradizer a Lei de Deus, de se colocar acima e fora da tradição, Jesus responde com veemência: são eles que se colocaram fora da Lei, inventando preceitos que são o resultado da tradição e dos costumes desenvolvidos ao longo dos séculos.

De fato, com muita facilidade, os rabinos haviam acrescentado um conjunto de leis supérfluas e impossíveis de praticar. E contra eles, Jesus não podia fazer outro que levantar a sua voz: a Palavra de Deus não deve ser manipulada, mistificada ou ab-usada para fins secundários e até económicos, o que acontece ainda hoje. Todavia, “se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus“.

Mesmo que alguns de tais preceitos e tradições sejam saudáveis, eles nunca devem ser elevados à categoria da Palavra de Deus ou igualados a ela. E, distinguindo-os bem do que deriva da revelação de Deus, Jesus pretende trazer de volta à sua origem a Lei de Deus que, se implementada na sua plenitude, fornece aos homens um caminho para a felicidade.

Ou seja, Ele quer que seja realizada a verdadeira lei que nos ordena a fazer o bem e a evitar o mal, a respeitar o homem e não explora-lo para qualquer finalidade; e que ninguém possa se esconder sob a proteção da lei para realizar o próprio oportunismo e egoísmo.

A perfeição da Lei de Cristo nos leva à perfeição do amor: se somos egoístas, vemos na lei coerções, obrigações externas, oportunidades para transgredi-la; pelo contrário, se alguém ama, cumpre a lei e a ultrapassa, dando a mesma vida pelo amor ao próximo, seguindo o exemplo de Jesus. Não foi em vão que Aristóteles tenha dito: “se o amor prevalecesse na terra, todas as leis seriam supérfluas”.  

Que o Senhor faça com que a sua lei de amor permaneça em nossos corações com vigor e originalidade com a qual Ele a apresentou, com suas palavras e sua vida.

Boa meditação, caríssimos. JB