Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

Imaculado Coração da Virgem Santa Maria

C5561292-6208-4A4F-9A37-E8CE124230F3

Lc 2, 41-51

Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.”

 

Depois do Sagrado Coração de Jesus, hoje, celebramos a festa do Coração Imaculado e todo puro de Maria. E é tão bom compreender a estreita relação entre Jesus, o seu mistério pascal, e o coração da Sua mãe que guarda o mesmo mistério e dele nutre com profunda interioridade.

E para entendermos o coração imaculado de Maria, precisamos nos debruçar sobre esse verbo denso de significado: “guardar”. Guardar significa pôr algo em lugar apropriado, reter na memoria algo valoroso, conservar para que não se perca ou se desperdice.

Se guarda habitualmente um tesouro. E quanto mais precioso for o tesouro, mais o guardamos com o máximo cuidado, onde sabemos que ele não pode ser tirado de nós: no lugar mais recôndito e isolado. E isso fez a Virgem Maria no seu coração quanto a experiência de Jesus, Filho de Deus.

De fato, a “Mãe guardava todas essas coisas no coração”. Experimentou que nada e ninguém contavam tanto quanto o tesouro, a memória viva da vida de Nazaré com Jesus, seguindo-O durante a evangelização itinerante e, sobretudo, presenciando o mistério da paixão, morte e ressurreição que lhe revelaram o quanto seu Filho viveu, morreu e ressuscitou por um amor sem medida. O amor de Maria foi um amor concreto, talvez dilacerante, como muitas vezes é o amor de uma mãe por um filho que vive em perigo.

Toda a força, a riqueza e o perfume do coração sem pecado de Maria – refúgio dos pecadores, saúde dos enfermos e esperança de todos aflitos – está aqui. E esse Mistério significativo para nossa salvação, Maria, dócil a vontade de Deus, o manteve para nós, para nos ensinar a torná-lo também o centro radiante da nossa fé, esperança e amor.

A esse respeito, disse Santo Agostinho: “Maria Santíssima é verdadeiramente a escada mística pela qual o Filho de Deus desceu a terra e pela qual os homens ascendem ao céu” (Sermão 2, na Anunciação).

Por isso, Deus que preparou uma digna morada para o Espírito Santo no coração da Virgem Santa Maria, por sua intercessão, nos conceda também de sermos templos vivos da sua gloria.

Boa meditação e bom fim de semana, caríssimos. JB