11ª Semana – Segunda-Feira – T. C.

Mt 5, 38-42

Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Ora, Eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado!

O texto deste evangelho hodierno, juntamente com a passagem de amanhã, que é a sua continuação, faz parte do famoso Sermão da Montanha, que constitui o ponto crucial da mensagem moral de Jesus.

Infelizmente, está inscrita na nossa natureza humana a propensão para a vingança, isto é, responder o mal com o mal, nada mais nada menos que a lei de talião “olho por olho e dente por dente”, que temos no evangelho de hoje.

Saibais disto, caríssimos: se respondermos a cada mal com o mal, não seria fácil, para não dizer impossível, livrarmo-nos dessa tentação, desse mecanismo rígido que só nos tornaria reativos, escravos do mal, assemelhando-nos ao “malvado” e não livres diante do mal…

Sendo assim, é preferível a perspetiva completamente diferente que Jesus, hoje, nos oferece: “Eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado”. O mal e a violência podem ser vencidos se caminharmos por “altos caminhos” do Evangelho, dos quais deriva a seguinte regra geral: o mal é vencido pelo bem (cf. Rm 12, 21). E assim nos opomos ao mal, não ao malvado.

Jesus odeia o pecado e ama os pecadores … E nós, muitas vezes, preferimos amar o pecado e detestar os pecadores. No entanto, estes não são assim tão diferentes de nós. Daí que Ele diria: “… não ofereças resistência ao malvado porque ele é teu irmão. E se ele te bater, e tu retribuíres, os malvados são dois”. Que mundo construiríamos?! Seria uma sucessão de violências que sucederão sem cessar…?!

O impulso de combatermos a nossa tendência natural à vingança e à agressão surge nos nossos corações quando prevalece em nós o desejo de “manter o olhar de Jesus” sobre a nossa vida, de modo que ela siga o caminho d’Ele e se alimente da Sua coragem, aquela que não vence o mal com o mal, mas sim o mal com o bem.

O mal é vencido onde existe alguém capaz de “su-portá-lo” com amor. O mal se apaga onde encontra um coração capaz de um amor superior, é vencido pelo perdão. Paradoxo, não é? Mas é assim. Devemos ser corajosos, e “pessoas corajosas não têm medo de perdoar, pelo bem da paz” (Nelson Mandela). E Martin Luther King acrescentaria: “perdoar não significa ignorar o que foi feito contra nós, mas sim que a tal maldade deixe de ser um obstáculo para reiniciarmos a relacionar com o próximo”.

Portanto, procuremos fazer o bem, mesmo quando isso nos custa, e conseguiremos, com a graça de Deus, resistir à tentação do “olho por olho e dente por dente”, porque fazer o bem nos torna mais fortes, mais seguros do amor que vive em nós e do qual somos capazes.

Boa meditação e bom início da Semana, caríssimos. JB