Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

11ª Semana – Sexta-Feira – T. C.

650BB20F-AFF3-4244-BF25-A8B501EC3F3D

Mt 6, 19-23

… onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração”.

 

No evangelho de hoje, são mencionados dois órgãos mais importantes do nosso corpo, o coração e os olhos, que Jesus chama de “lâmpada do corpo”.  Nós, porém, como Leonardo da Vinci, somente consideramos “os olhos são janela da alma”, isto é, uma janela pela qual pessoas e coisas entram e saem.

Saibais disto, caríssimos: a lâmpada é muito mais do que uma janela porque através dela vem a luz.  E que luz ou escuridão sai dos olhos?  Aquela que temos justamente no nosso coração.  Portanto, se nós tivermos um coração puro que busca a Deus, nossos olhos brilharão – “olhai para Ele e ficareis radiantes, vossas faces não ficarão envergonhadas” (Sl 34,6).

Não são apenas os olhos que ficarão radiantes, mas sim todo o corpo, pronto para emitir a luz.  É curioso imaginar aquelas faces que não olham para Ele. Certamente, não são aquelas que têm o olhar são e simples, porque, como afirma Jesus, “se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado”.

O são, o simples, portanto, se identifica com aquele que olha para Deus, seu tesouro – “onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração”.  Por isso, ele não se deixa distrair por coisas secundárias, marginais, superficiais, não se perde na quinquilharia, mas vai directamente ao essencial, coloca Deus no centro da sua existência e faz tudo girar em torno deste “centro” e aspira a se orientar exclusivamente para Ele “com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças” (Dt 6,5).

São Gregório Magno afirma de forma maravilhosa e sucinta: “Deus simples simplifica aquele cujo coração habita. O homem que participa da vida de Deus torna-se simples” (Moralia XV, 6).  Conclui-se que se trata de todo um trabalho paciente de simplificação da vida, ou seja, purificar, retirar, deixar cair o acessório, eliminar a opacidade, enfocar no essencial e extirpar ou evacuar todos os ídolos da nossa vida.

Que o Senhor liberte o nosso coração para dar lugar ao tesouro que é Ele e que com Ele enche a nossa vida e a transforma num dom contínuo.

Boa meditação e bom fim de semana, caríssimos. JB