Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

12ª Semana – Sexta-feira – T.C.

IMG_4796

Mt 8, 1-4



Senhor, se quiseres, podes curar-me”. 



 

No evangelho de hoje, somos presenteados com o incrível milagre da cura de um leproso.

Para entendermos todo o alcance deste miraculoso gesto “imprudente” de Jesus, nos é necessário refrescar a memória sobre o que o livro do Levítico diz: “o homem atingido de lepra andará com as vestes rasgadas, os cabelos soltos e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! impuro!’ Durante todo o tempo em que estiver contaminado de lepra, será impuro. Habitará a sós e terá sua morada fora do acampamento” (Lv 13, 45-46).



O leproso, portanto, era humilhado, e a lepra o colocava numa situação de fragilidade e dependência, sendo forçado a viver à margem da sociedade. Ele não é mais um homem como os outros, mas sim reduzido a uma larva humana descartada por todos.

Mas hoje acontece o incrível: um dos leprosos se torna mais corajoso do que os outros, e não se resignando ao seu estado, sai à luz do dia e decide encontrar Jesus. Nele, cheio de fé, está um sonho de cura: “Senhor, se quiseres, podes curar-me”.

E Jesus toca o intocável – “Eu quero, fica purificado”. E o evangelho nos relata, acrescentando: “imediatamente ficou curado da lepra”.  A lepra desaparece e com ela a segregação e a humilhação.  Deus ama o homem.  Na verdade, como dizia Santo Irineu: “a glória de Deus é o homem vivente”.


Caríssimos,“ainda hoje, como bom samaritano, Jesus, vem ao encontro de todos os homens e mulheres atribulados no corpo ou no espírito e derrama sobre as suas feridas o óleo da consolação e o vinho da esperança” (Prefácio Comum VIII). Ele pede somente a nossa coragem para bater à sua porta: “Senhor, se quiseres, podes curar-me”.  Pois, se a nossa fé for intensa, se a nossa esperança for sólida, se o nosso amor for profundo, Jesus estenderá a mão sobre as nossas almas e dirá: “Eu quero, fica purificado”.

Como sabemos, caríssimos, a doença é a fragilidade humana e não o castigo divino.  Por isso, encontrar Jesus e se deixar tocar por Ele é o início da cura definitiva.  Que o Senhor fortaleça a nossa fé para que tudo em nós se abra ao pleno contato com seu poder e o bem-querer a nossa salvação.

Boa meditação e bom fim de semana, caríssimos! JB