Rui Saraiva – Portugal
A peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na preparação do grande encontro de 2023 em Portugal, começa nesta quinta-feira dia 8 de julho em Luanda, Angola. Uma peregrinação a pedido da conferência episcopal de Angola e São Tomé como explica à Agência Ecclesia o padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil em Portugal:
“Foi também um desejo de Angola que os símbolos estivessem presentes, algo que estava a ser pensado há algum tempo, mas com toda esta situação da pandemia foi-se adiando. Vamos iniciar este grande caminho e vai ter um itinerário que já está proposto pela própria Conferência Episcopal de Angola e São Tomé” – declarou.
O padre Filipe Diniz destaca a importância da Cruz peregrina e do Ícone mariano irem a África. Um desafio na proximidade aos países de língua oficial portuguesa.
“É este mesmo desafio, esta proximidade da língua oficial portuguesa de ir a África. Esta vontade de que a Jornada, por ser em Portugal, estar também em África” – afirmou.
Segundo informa o site oficial da JMJ Lisboa 2023, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam esta quinta-feira a Luanda ao Aeroporto Internacional pelas 20.30h locais.
Na sexta-feira dia 9 de julho será “celebrada a Missa de Receção dos Símbolos, presidida por D. Filomeno Vieira Dias, presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST).
Esta peregrinação dos símbolos da JMJ em Angola vai decorrer até ao próximo dia 15 de agosto.
CortesiaVaticanNews