ARQUIDIOCESE DA BEIRA CAPACITA SACERDOTES EM DIVERSOS TEMAS SOBRE A INTERVENÇÃO PASTORAL

Clero da Beira-4

O evento decorreu nos dias 13 á 15 do mês de Julho no centro de formação de Nazaré, cidade da Beira em Moçambique e participaram cerca de 50 Sacerdotes entre diocesanos e religiosos em serviço nesta prelazia.

Com vista a alcançar os objetivos traçados, temas como “O sacerdócio”, “A Igreja mestra de oração” e “Amoris Laetitia”, foram abordados durante o evento por diferentes oradores. Por esta razão o Decano acredita que o clero sai mais disponível para sua ação.

No último dia da formação permanente do Clero da Beira, os Sacerdotes participaram de uma celebração eucarística presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Sílvio Anovo, este que durante a homilia citando Dom Cláudio Dalla Zuanna, recordou que é necessário pautar com o sacerdócio de Jesus Cristo, pois o contrário não é o que a igreja precisa.

Satisfeitos estavam os participantes após a formação, o Padre Pegissane da Pároquia de Estaquinha e o Padre Miguel de Mafambisse, disseram que para além do processo formativo, a ocasião também serviu para reencontrar os demais operários da messe do Senhor.

A formação dos Sacerdotes que estão em serviço pastoral na Beira, decorreu obedecendo todas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde no país, numa altura em que se vive o estado de calamidade pública devido a pandemia do coronavírus.

Importa referir que esta é a segunda formação do clero que acontece na Arquidiocese da Beira em meio a pandemia neste ano de 2021, a primeira teve lugar em Março.

Rogério Maduca, RP – Beira.