Já idoso, São João Paulo II (São JPII) manteve uma conversa empática com os idosos por meio de sua carta apostólica de 1999. Seu pensamento dirigia-se afetuosamente aos idosos de todas as línguas e culturas. Ele aplaudiu a Organização das Nações Unidas por dedicar aos idosos aquele ano em que todos deveriam dirigir a atenção para a situação de todos os que, devido ao peso da idade, muitas vezes enfrentam uma variedade de problemas difíceis. Assim, S. JPII exprimiu a sua proximidade espiritual aos idosos pela sua compreensão pessoal da fase da idade adulta. Apesar da pandemia de Covid 19 e seus impactos relacionados ao bloqueio, o Papa Francisco, por meio de sua mensagem de vídeo, publicou 25 de julho como o primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos sob um tema pastoral inspirador,“Estou sempre convosco” (cf. Mt 28,20).
Os idosos são pessoas que fizeram um longo caminho na vida (cf. Sb 4, 13) e a velhice foi referida como o outono da vida por Cícero. As pessoas mais velhas permanecem ativas, apenas de maneiras diferentes das de seus colegas mais jovens. Enquanto a infância e a juventude são os tempos em que o ser humano se forma e está totalmente voltado para o futuro e, ao passar a valorizar suas próprias habilidades, faz planos para a vida adulta, a velhice não deixa de ter seus próprios benefícios. Como São Jerônimo insinuou, com o apaziguamento das paixões, a velhice aumenta a sabedoria e traz conselhos mais maduros. Em Familiaris Consortio (1981, # 22), St. JPII destaca que o Sínodo dedicou especial atenção às mulheres, seus direitos e papel na família e na sociedade. Da mesma forma, o Sínodo sobre a comunhão da família deliberou sobre os homens como maridos e pais. Também,
Mais tarde, na Exortação Apostólica Ecclesia Africa (1995, # 50), S. JPII diz que os filhos e filhas da África amam a vida. É precisamente este amor pela vida que os leva a dar tanta importância à veneração dos antepassados. Eles acreditam intuitivamente que os mortos continuam a viver e permanecer em comunhão com eles e isso é de alguma forma uma preparação para a fé na Comunhão dos Santos. Os povos da África respeitam a vida que foi concebida e nascida e se regozijam nesta vida no espírito do humanismo de “Eu sou, porque nós somos”. Para os africanos, a ideia de que a vida pode ser destruída é rejeitada, mesmo quando as chamadas ‘civilizações progressistas’ gostariam de conduzi-los nessa direção. Os padres sinodais deixaram claro que as práticas hostis à vida costumam ser impostas aos africanos por meio de sistemas econômicos que atendem ao egoísmo dos ricos. Os africanos mostram seu respeito pela vida humana até seu fim natural e mantêm pais e parentes idosos dentro da família. Como uma criança crescendo, eu experimentei imensa alegria, diversão, sensação de proteção e calor sempre que estava na companhia de idosos e avós. O mesmo permanece verdadeiro em meu ministério pastoral, ao interagir com os idosos.
No parágrafo dedicado especificamente aos idosos na Africae Munus (2011, # 47), o Papa Emérito Bento XVI afirma que na África os idosos são tidos em particular veneração. Eles não são banidos das famílias ou marginalizados como em outras culturas. Pelo contrário, são estimados e perfeitamente integrados nas suas famílias, da qual são, de facto, o pináculo. Essa bela valorização africana da velhice deve inspirar as sociedades ocidentais a tratarem os idosos com maior dignidade. Como catequista-chefe, o Papa Bento VXI, assim como seu predecessor e sucessor, faz referência a profundas citações bíblicas que dizem respeito aos idosos. No parágrafo 48, ele reconhece que os idosos podem influenciar a família de várias maneiras e que suas ricas experiências, que passaram no teste do tempo, podem preencher a lacuna de gerações e também afirmar a necessidade de apoio mútuo. Os avós e os idosos são um enriquecimento para todos os elementos da família, especialmente para os jovens casais e para as crianças que neles encontram compreensão e amor. Não só os idosos e os avós ganharam vida, mas contribuíram com as suas ações para a edificação da família com a oração, a vida de fé e enriqueceram espiritualmente cada membro da família e também o da comunidade.
Seguindo os passos de seus predecessores, o Santo Padre Francisco dá uma atenção particular aos idosos em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013, # 53). Ele se dirige ao âmago do nosso ser perguntando: “Como pode ser que não seja notícia quando um idoso morre de rua morre de exposição, mas seja notícia quando o mercado de ações perde dois pontos?” e comenta que se trata de um caso de exclusão. Dois anos depois, em seu amplamente aclamado documento Laudato Si ‘(2015), o Papa Francisco expressa a preocupação dos idosos que lamentam que paisagens outrora belas estão agora cobertas de lixo.
Surpreendentemente, em 2016 o Papa Francisco também dedica alguns parágrafos sobre os idosos na Carta Apostólica Amoris Lataetia. Ele se baseia nas palavras do salmista: “Não me rejeites na velhice; não me abandone quando minhas forças se esgotarem ”(Sal 71: 9). Ele sabe que, naturalmente, os idosos temem ser esquecidos e rejeitados e insiste que Deus nos pede que sejamos seu meio de ouvir o clamor dos pobres e dos idosos. Ele adverte o mundo contra a indiferença e o desprezo pela velhice. Portanto, as pessoas devem despertar o senso coletivo de gratidão e hospitalidade que faz com que os idosos se sintam parte viva da comunidade. Não podemos negar o fato de que nossos idosos e avós vieram antes de nós em nosso próprio caminho, em nossa própria casa, em nossa batalha diária por uma vida digna. Portanto, Sua Santidade deseja ardentemente ver uma Igreja que desafie a cultura descartável pela alegria transbordante de um novo abraço entre jovens e velhos.
Em Christus Vivit (2019, # 16), o Papa Francisco implora veementemente aos jovens que aceitem a autoridade dos mais velhos (cf. 1 Pe 5, 5). Nesse sentido, ele reitera que a Palavra de Deus sempre insiste em que seja demonstrado profundo respeito pelos idosos, porque eles têm uma riqueza de experiência baseada em seus sucessos e fracassos conhecidos, alegrias e aflições da vida, sonhos e decepções. Diz ele que no silêncio do coração dos idosos está um depósito de experiências que podem ensinar as novas gerações a não cometer erros, a não se deixar enganar por falsas promessas e a se controlar (cf. Tt 2, 6). O Papa enfatiza que é inútil comprar o culto da juventude ou estupidamente rejeitar os outros simplesmente porque são de uma geração mais velha. Um jovem sábio está aberto ao futuro,
No mesmo documento, o Papa identifica a família como o melhor ambiente para aprender e aplicar a cultura do perdão, da paz, da justiça, do amor e de todos os outros valores positivos e por isso eles precisam valorizar o papel de autoridade expresso pelos pais. Ele aplaude a preocupação amorosa dos familiares por aqueles que estão mais fracos por causa da doença e da velhice e exorta as famílias a perdoarem, a se aceitarem incondicionalmente, principalmente porque a família é a primeira e indispensável mestra da paz. O Papa também observa que, devido à sua importância central, a família deve evitar as distorções da própria noção de casamento e família testemunhada pelos anciãos.
Através da encíclica sobre a fraternidade e a amizade social, o Papa Francisco ensina que é um ato de caridade para ajudar alguém que sofre, mas também é um ato de caridade, mesmo que não o conheçamos, trabalhar para mudar as condições sociais que o motivaram. ou seu sofrimento. Se alguém ajuda um idoso a atravessar um rio, é um belo ato de caridade (FT, # 35). Ele fica profundamente triste ao ver algumas pessoas prontamente sacrificadas por outras consideradas mais privilegiadas e dignas de uma existência despreocupada. Em algumas sociedades, as pessoas não são mais vistas como um valor primordial a ser cuidado e respeitado, especialmente quando são pobres, deficientes e idosos. O Papa finalmente afirma que há uma crescente indiferença pelo deplorável desperdício de comida e desprezo pelos idosos e avós (FT, # 18).
Concluindo, a velhice é um dos enigmas inevitáveis e inevitáveis da vida. Isso nos lembra que, de fato, o tempo voa irremediavelmente. Por essa razão, a velhice deve ser estimada e valorizada quando damos atenção à regra de ouro: “Fazei aos outros o que desejais que vos fizessem” (cf. Levítico 19:34; Mt 7:12) estando presentes sempre para os idosos e avós.